Últimas Notícias:
latest

728x90

Arqueologistas encontram tumbas com múmias de gato no Egito


Descoberta foi feita em Sacará, a 30km do Cairo. Também foram achadas estátuas de outros animais e múmias de escaravelhos dentro das tumbas, que são do Egito Antigo.



Arqueologistas egípcios encontraram sete tumbas da Era dos Faraós com dúzias de múmias de gatos em Sacará — sítio arqueológico a cerca de 30km da capital do Egito, Cairo. A descoberta também inclui múmias de escaravelhos — as primeiras a serem encontradas no local, afirmou neste sábado (10) o Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mostafa Waziri, à agência de notícias americana Associated Press (AP).


Gatos mumificados dentro de uma tumba na necrópole perto das pirâmides egípcias, em Sacará. Arqueologistas locais descobriram sete tumbas da era farônica contendo dúzias de múmias de gato e estátuas de animais feitas de madeira. — Foto: Nariman El-Mofty/AP


O Egito Antigo — época em que os faraós reinaram — reverenciava os felinos e fazia adoração à deusa Bastet, que tinha a cabeça de gato. Além das múmias, também foram encontradas estátuas de madeira retratando outros animais — como um falcão, um leão e uma vaca.


O Egito vem aumentando a publicidade em torno de descobertas históricas, destaca a AP, na esperança de recuperar o setor de turismo no país — devastado pela turbulência que se seguiu às revoltas de 2011 que levaram à queda de Hosni Mubarak.

Confira mais fotos da descoberta:



Arqueologista recupera uma estátua dentro da tumba encontrada perto de Sacará — Foto: Nariman El-Mofty/AP


Artefatos em exposição na necrópole. — Foto: Nariman El-Mofty/AP
Leia Também: 'Popeye russo' diz adotar dieta só com ração para gato a fim de aumentar os 'músculos'



Arqueologistas recuperam uma estátua dentro da tumba encontrada perto de Sacará — Foto: Nariman El-Mofty/AP


Estátua de gato feita de bronze em exposição na necrópole. — Foto: Nariman El-Mofty/AP






Fonte: G1

Créditos: G1
« Voltar
Próximo »

Facebook Comments APPID