Últimas Notícias:
latest

728x90

Conde realiza a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa



Com o tema “Os Desafios do Envelhecimento no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, o Conselho Municipal do Idoso de Conde com apoio da Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Trabalho e ação Social, realizou no dia 30 de abril, a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, realizado no Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura), contou com a participação de mais de 120 idosos, além de representantes de entidades e dos poderes executivo e legislativo do município.

Participaram da mesa de abertura, o Secretário Chefe de Gabinete, Walter Galvão, representando a Prefeita Márcia Lucena, a Vice-Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Conde, Angélica Andrade, a Secretária de Trabalho e Ação Social, Diana Maranhão e a Secretária de Saúde, Renata Martins que discutiram os desafios do crescente envelhecimento da população brasileira no século XXI e como estão sendo desenvolvidas as políticas públicas de assistência a população idosa no município.

Durante todo o dia, além dos debates promovidos, a Conferência trabalhou com os participantes, quatro eixos: Eixo I – Direitos fundamentais da construção/efetivação das Políticas Públicas; Eixo II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Eixo III - Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; Eixo IV - Os conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Conde, Angélica Andrade, destaca a participação dos idosos na conferência. “Tivemos uma participação efetiva de mais de 120 idosos, todos com um mesmo objetivo, que foi promover as discussões e propor a efetividade das ações em favor da terceira idade, além de provocar uma análise da situação atual das políticas públicas para a pessoa idosa, não só em nosso município, mas em todo o país”, destacou.

Maria Benício, moradora do Jardim Recreio, participou da Conferência e ficou satisfeita com os debates. “É sempre bom poder ter espaços como este, onde podemos debater os direitos da pessoa idosa. Aqui em Conde temos vários grupos de idosos e hoje estamos reunidos para buscar mais qualidade de vida e oportunidades”, disse.

Ao final da Conferência os grupos de idosos realizaram apresentações de música e dança. São objetivos da Conferência, congregar representações de todo o país para, além de avaliar a efetividade das ações em execução, discutir e propor medidas que garantam os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa, como Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e Políticas Públicas promovidas pela União, Estados, Distrito Federal.
« Voltar
Próximo »

Facebook Comments APPID