Últimas Notícias:
latest

728x90

Encontro de quadrilhas, atrações culturais e concurso ‘Arraial em Casa’ prometem agitar São João De Conde



A tradição da festa de São João da cidade de Conde está ligada diretamente à cultura do seu povo e este ano, mais uma vez imbuída do espírito de resgatar esta tradição que por muitas vezes foi desvirtuada, a Prefeitura Municipal planeja uma festa com programação diferenciada e novidades que prometem agradar moradores e visitantes.

O paraibano Amazan é uma das atrações que já estão confirmadas, assim como o sanfoneiro Luizinho Calixto, grande referência no gênero e uma das últimas representações do tocador de fole de oito baixos.

Para a prefeita Márcia Lucena, fazer este resgate das tradições culturais nordestinas, contemplar artistas da terra e resgatar nos moradores de Conde a cultura do São João em sua tradição é uma alegria muito grande.

“Nosso objetivo é poder proporcionar uma grande festa não só com relação ao tamanho propriamente dito, mas com relação justamente a esse resgate da nossa cultura, temos feito isso com o Carnaval, também no São João e aceitação é muito boa. Você sente que quando vai chegando perto dessas datas comemorativas as famílias de Conde já começam a se preparar, a cidade já muda, é isso que nós buscamos, essa participação popular e esse desejo de que nossa cultura e tradição não se percam” pontuou.

Rejane Nóbrega, Assessora Cultura do município, que está organizando o evento, a programação completa será divulgada em breve, mas ela adiantou algumas novidades. Em 2019, os festejos acontecerão em dois dias e terão, além dos shows, apresentações de quadrilhas tradicionais e de trio pé de serra na feira livre da cidade.

Ainda segundo Rejane, o desejo da gestão é que toda a cidade viva a tradição do São João e com isso também será lançado o edital para um concurso denominado “Arraial em Casa”.

“Nossa proposta é que toda a população se revista desse espírito de São João e que em cada canto do Conde nós possamos presenciar um pouco dessa cultura nordestina que é tão rica. O nosso desejo é devolver o São João ao São João, pois essa festa foi por muito tempo desvirtuada. Teremos atrações peculiares a essa época, com atrações que estão sendo escolhidas com muito cuidado, além da apresentação de quadrilhas e o concurso Arraial em Casa onde as pessoas poderão enfeitar as suas casas com decoração junina e ao final, o vencedor ganhará a apresentação de uma banda de forró e toda a estrutura necessária para que ele possa realizar essa festa” detalhou.

A Assessora ressalta que apesar das dificuldades financeiras que não só o Conde, mas todo o país vem passando, a Prefeitura optou por diminuir os dias de festa, mas investir mais na descentralização e na participação popular para continuar mantendo a tradição da festa que é orgulho do nordeste.

“A festa de São João é um entretenimento necessário de reafirmação da identidade de um povo em relação às festas tradicionais. Temos um recursos restritos, tanto que esse ano restringimos apenas a dois dias, mas vai ser um São João que vamos inovar” declarou.

O São João de Conde este ano homenageia o centenário de Jackson do Pandeiro, paraibano considerado um dos maiores ritmistas da história da MPB.
« Voltar
Próximo »

Facebook Comments APPID