ads

Sapé sedia intercâmbio da Agricultura Familiar da Zona da Mata Norte


A Prefeitura de Sapé, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), promoveu nesta quarta-feira (29) o encontro das entidades fornecedoras e recebedoras da agricultura familiar do Programa Nacional de Compras Públicas da Agricultura Familiar (PNAF).

Com o tema: “Saberes e Práticas: o papel integrado do PAA”, o evento teve como objetivo a troca de experiências entre os agricultores e as entidades envolvidas no programa e reuniu representantes dos 19 municípios que compõem o Território da Zona da Mata Norte do estado da Paraíba.

Segundo o articulador territorial do PNAF, Artur Ribeiro, além da troca de informações, dos desafios e dificuldades enfrentadas pelas entidades contempladas pelos PNAF, o encontro discutiu as estratégias que visam melhorar os processos e a logística do programa, assim como o fomento à participação de outros agricultores.

O intercâmbio também serviu de capacitação para os beneficiários dos programas institucionais de compras públicas, tanto para entidades fornecedoras que são compostas pelos agricultores familiares de associações e cooperativas, como para as entidades recebedoras: banco de alimentos, Cras e cozinhas comunitárias.

Em Sapé, cerca de quatro mil famílias são beneficiadas pelos Cras I e II, que são unidades recebedoras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Social, Mariluce Figueiredo, o evento foi uma oportunidade de manter o elo entre os agricultores e a administração municipal.

“Como gestão, nosso compromisso é fortalecer o vínculo com os agricultores locais e garantir que a economia continue girando dentro do nosso município. É avançar junto com essas famílias e toda a sociedade”, pontuou.

O titular da Secretaria de Agricultura e Pesca, Lenilton Leôncio, celebrou a parceria que tem trazido resultados positivos para o município. ‘’Temos orgulho de ser referência na região quando se fala em produção, e nada disso seria possível sem a parceria do Governo do Estado, da Empaer, da Conab e do Governo Federal’’, ressaltou.

Já o agricultor Damião Guedes, da Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Zumbi dos Palmares, localizada na cidade de Mari, ressaltou a importância da agricultura familiar e destacou a atuação da Prefeitura de Sapé no segmento.

“A agricultura familiar é hoje uma das melhores ferramentas para qualidade de vida do povo. A Prefeitura de Sapé entendeu que tem um grande papel na agricultura familiar, na assistência técnica, nos Cras na assistência social. E nós, no campo, estamos fazendo nossa parte. Nossa produção só melhora se também tiver o incentivo dos poderes públicos’’, disse.

Além dos membros das entidades fornecedoras e recebedoras, o intercâmbio Territorial da Zona da Mata Norte contou com os representantes da secretaria de Agricultura e Pesca de Sapé e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).

O Território Zona da Mata Norte da Paraíba é composto por 19 municípios: Baía da Traição, Cruz do Espírito Santo, Itapororoca, Jacaraú, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Pedro Régis, Sobrado e Cabedelo.

Nenhum comentário:

ads
Tecnologia do Blogger.