Google Adsense Topo
DESVIO DE RECURSOS

PF realiza operação para investigar concessões irregulares de terra pelo INCRA na Paraíba

A operação contou com a participação de 60 policiais federais, sendo realizado o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, bem como no INCRA/PB.

13/11/2019 07h44
Por: valdemir Zilan
Fonte: ClickPB
59

A Polícia Federal na Paraíba deflagrou, na manhã desta quarta-feira (13), em conjunto com a CGU/PB e MPF/PB, a Operação AMIGOS DO REI, com objetivo de combater o desvio de recursos públicos diante de concessões irregulares de parcelas de terras nos Projetos de Assentamento do INCRA no Estado da Paraíba.

 

A operação contou com a participação de 60 policiais federais, sendo realizado o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, bem como no INCRA/PB.

 

Dois servidores do INCRA tiveram o afastamento do cargo público decretado pela Justiça Federal, sendo um deles o ex-Superintendente substituto do Órgão.

 

A justiça federal decretou, ainda, o bloqueio de mais de R$ 148.000 das contas dos investigados. As ordens foram expedidas pela 16ª Vara da Justiça Federal na Paraíba.

 

ENTENDA O CASO

 

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União receberam notícia anônima no sentido de que um servidor, que ocupava o cargo de Chefe-substituto da Divisão de Desenvolvimento da Superintendência Regional do INCRA na Paraíba, com ciência do ex-Superintendente substituto, estaria beneficiando familiares e pessoas próximas de seu círculo pessoal, no sentido de conceder lotes de terra, em assentamentos, para pessoas que não preenchem os requisitos legais.

 

Estima-se um prejuízo superior a R$ 9 milhões apenas no período de janeiro de 2018 a maio de 2019.

 

CRIMES INVESTIGADOS

 

Os investigados responderão pelos crimes de falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informações e peculato, cujas penas, somadas, poderão alcançar mais de 20 (vinte) anos de reclusão.

 

NOME DA OPERAÇÃO

 

O nome da operação, AMIGOS DO REI, é uma alusão à forma ilícita de agir de ex-gestores do INCRA/PB, no sentido de beneficiar familiares e amigos para obtenção de parcelas de terras e créditos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Alhandra - PB
Atualizado às 10h42
32°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 23°
35°

Sensação

21.8 km/h

Vento

52.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
Adsense Sessão Política
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas