supermercado 1 topo
Ambiental

Gestão Ambiental de Conde recebe premiação nacional hoje em Campinas (SP)

O município de Conde recebe na noite desta quinta-feira (27),

27/06/2019 20h48
Por: Carlos Silva
27

O município de Conde recebe na noite desta quinta-feira (27), durante o Fórum Brasil de Gestão Ambiental, o Prêmio Destaque em Gestão Municipal Ambiental concedido pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) com apoio do Ministério do Meio Ambiente. A secretária Vescijudith Fernandes Moreira, do Meio Ambiente, se encontra em Campinas (SP) participando do Fórum onde receberá a premiação.

O evento é considerado um dos maiores do Brasil. O primeiro aconteceu há dois anos. Este em Campinas, é o segundo.  É realizado pela ANAMMA. Da Paraíba, cinco município foram contemplados como bons gestores.

A secretária informa que “Conde se destaca desde o planejamento para atenção aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU dentro de suas ações, inclusive com a Agenda Urbana, servindo esses instrumentos como base ao PPA para envolver a política multissetorial e alcançar resultados sustentáveis para a qualidade de vida”.

Vescijudith disse também que, em Conde, “aperfeiçoamos, reestruturamos e confeccionamos a legislação ambiental municipal para atender expressamente e dar oportunidade à prática da boa gestão sustentável compatível com as políticas públicas idealizadas e conduzidas pela prefeita Márcia Lucena”.

Os temas discutidos no Fórum destacam notadamente o agir local com resultados globais. Estão presentes representantes dos Estados e dos Municípios, e de outros países, bem como a integrantes da sociedade civil organizada, além de empresas que atuam na área.

Previamente ao evento, há a análise da atuação dos Municípios Brasileiros na gestão ambiental, conferindo destaque aos 100 que melhor atendem à boa gestão e aplicação da política nacional do meio ambiente.

No município de Conde, explica a secretária, “foram atendidas desde a existência de órgão ambiental capacitado, normativa necessária e colaboração precisa de órgãos ambientais e da sociedade civil para cuidar dos 173km2, mais de 70% de área rural, 20km em nove praias”, explicou.

Ela destaca, quando à natureza do território condense, “a diversidade de comunidades tradicionais: três comunidades quilombolas e duas indígenas”, bem como “a rica biodiversidade do município, mata Atlântica, APA Tambaba, mananciais como os rios Gramame e Gurugi, além de nascentes”.

Vescijudith informa que “problemas a exemplo de voçorocas, desmatamento, invasão de área pública, construções irregulares, queimadas, entre outros, estão sendo controlados e, assim, diminuindo os danos sofridos há tantos anos”.

“Fazemos o replantio de árvores, a poda, a educação ambiental formal e não formal, a limpeza pública urbana e rural, e estamos caminhando para a seletiva e compostagem”, disse a secretária, acrescentando ainda “a fiscalização diária com a guarda municipal capacitada e colaboração com o Batalhão Ambiental, e a consequente adoção de medidas administrativas e jurídicas atinentes em casos de transgressão”.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 17h15
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 30° - Mínima: 21°
27°

Sensação

22 km/h

Vento

65%

Umidade

Fonte: Climatempo
300x600 lateral
300x250 1 lateral Politica
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5