supermercado 1 topo
DECIDIDO

Alemanha multa Facebook em 2 milhões de euros por violação à lei de transparência online

Diante da repercussão global sobre o papel que a plataforma desempenhou em campanhas eleitorais

Tecnologia e games

Tecnologia e gamesTudo sobre tecnologia e games em um só lugar!

02/07/2019 22h58
Por: Carlos Silva
Fonte: G1
44

A Alemanha multou o Facebook em 2 milhões de euros por não reportar denúncias sobre conteúdo ilegal em sua plataforma, violando a lei local sobre transparência na internet.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (2), o Departamento Federal de Justiça da Alemanha afirmou que a rede social falhou ao tentar lidar com reclamações de discurso de ódio em sua plataforma.

O Facebook afirma que cumpriu com suas obrigações de transparência, acrescentando que alguns aspectos da lei “careciam de clareza”. A empresa disse que se reservou o direito de apelar da decisão após estudá-la.

Segundo a lei de transparência de rede da Alemanha, as plataformas de mídia social devem informar o número de reclamações de conteúdo ilegal recebidas. Em 2018, o Facebook disse que recebeu 1.048 reclamações ligadas a conteúdo ilegal em sua plataforma na segunda metade do ano, de acordo com seu relatório de transparência.

Relatórios de transparência de outras redes sociais, como Twitter e do YouTube, reportaram mais de 250 mil reclamações durante todo o ano. A acusação de que o Facebook não relatou todas as reclamações que recebeu poderia prejudicar seus esforços para melhorar sua reputação.

Diante da repercussão global sobre o papel que a plataforma desempenhou em campanhas eleitorais de países como Estados Unidos, Reino Unido e até Filipinas, o Facebook tem feito uma campanha de relações públicas para melhorar sua imagem.

“Queremos remover o discurso de ódio da maneira mais rápida e eficaz possível, e trabalhar duro para isso”, disse um porta-voz do Facebook em resposta à multa.

“Estamos confiantes de que nossos relatórios publicados estão de acordo com a lei, mas, como muitos críticos apontaram, essa lei carece de clareza.”



Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 16h33
28°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 21°
29°

Sensação

24 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
300x600 lateral
300x250 1 lateral Politica
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5