Alhandra participou de encontro realizado em Gramado, município do Rio Grande do Sul, com o tema “Educação para Transformação”. E “Educação disruptiva: pilares de uma escola que acolhe, supera, inova e transforma”, promove a busca de conhecimento para o crescimento da nossa educação municipal. A secretária adjunta de Educação, Milena Abreu, e a diretora do departamento pedagógico no município de Alhandra, Elisiane Pereira, participaram do evento que reuniu representantes de diversos estados e municípios. Nesta segunda-feira(1º) elas apresentaram, ao prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, à vice-prefeita, Zilda do Varejão, ao secretário municipal de Educação, Fernando Lima, a supervisores e coordenadores, os conceitos que foram expostos no seminário que participou para aprimoramento da educação no município de Alhandra e cuidado com nossos professores no período pós pandemia. Ações que o município tem procurado promover, o cuidado com os profissionais.
Foram abordados durante o encontro questionamentos como “Educação ou barbárie?” Sabemos que com o passar dos anos e a pandemia do coronavírus as transformações levaram nossos educadores a se reinventarem para poderem continuar educando. Diante destas transformações está a Pedagogia Tradicional de um lado e Pedagogia Contemporânea do outro.
Com este cenário o educador precisou ser mais que um professor. A transformação levou a serem influenciadores digitais, blogueiros, apresentadores entre outras qualidades. A atraiu para si, o cuidado a todo tempo com os alunos. Agora é a vez do cuidado ser estendido ao professor, e é justamente neste momento de retorno pós pandemia que a rede municipal de ensino tem procurado escutar e acolher os professores.
A saúde mental, psíquica, sentimental e espiritual precisam de atenção. Por isso a prefeitura de Alhandra tem procurado meios de contribuir com os cuidados aos professores quem tem um papel importantíssimo no crescimento e desenvolvimento intelectual do nosso município. Entre eles estão a ampliação do avalia Alhandra e a criação do Núcleo de Apoio aos Servidores da Educação de Alhandra (NASEA).
A responsabilidade de ensino não está apenas na escola é um conjunto de ações que envolve o município, a escola e a sociedade: políticas públicas que contemplem a primeira infância; orientação a família(como orientar e auxiliar no desenvolvimento psíquico e acadêmico das crianças e jovens); focar nas habilidades socioemocionais(capacidade de lidar com suas próprias emoções, aprender a lidar ainda mais com a adversidade; definir Saúde mental e física como principal pilar na Educação pública; acolher e escutar os educadores.