Publicações desta semana/em alta

Posts selecionados/procurados

Mais Populares do Cotidiano

Notícias selecionadas/Paraiba

Os artigos mais recentes

Messi se isola na artilharia das Copas e Argentina vai ao mata-mata




Atacante chega a 18 gols em Mundiais e é decisivo contra a Áustria

Lincoln Chaves - Repórter da EBC

Em 22 de junho de 1986, nas quartas de final da Copa do Mundo, Diego Armando Maradona garantiu a vitória da Argentina sobre a Inglaterra, por 2 a 1, com dois gols épicos. Um deles, de mão, entrou para a história como a "mão de Deus", diante das arquibancadas do Estádio Azteca, na Cidade do México.

Exatamente 40 anos depois, outro camisa 10 argentino entrou para a história do futebol: nesta segunda-feira (22), Lionel Andrés Messi se isolou como o maior artilheiro dos Mundiais masculinos ao balançar as redes duas vezes no triunfo sobre a Áustria, por 2 a 0, em Dallas, nos Estados Unidos.

A partida foi o segundo confronto dos argentinos na primeira fase, pelo Grupo J, e garantiu a classificação para o mata-mata.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp


Lionel Messi comemora gol com Enzo Fernandez, Facundo Medina e Thiago Almada Reuters/MARIA LYSAKER/Proibida reprodução
Recorde pode aumentar

O craque de 38 anos iniciou o jogo empatado com o ex-atacante alemão Miroslav Klose, com 16 gols. Com os dois que marcou, chegou a 18, assumindo também a artilharia da Copa deste ano, com quatro gols.

E o recorde ainda pode aumentar, já que a Seleção Argentina tem, ao menos, outros dois compromissos no Mundial: a terceira rodada da fase de grupos e os 16 avos de final, a primeira do mata-mata.

Messi atingiu outras marcas relevantes: são seis jogos seguidos de Copa fazendo gols ─ ele também havia balançado as redes nas quatro últimas partidas da edição de 2022, no Catar, em que a Argentina foi campeã.

O argentino se iguala aos ex-atacante Just Fontaine, francês que brilhou no Mundial de 1958, e ao brasileiro Jairzinho, que marcou em todas as partidas da campanha do tri, em 1970.

Além disso, o craque se isolou como o jogador com mais vitórias em Copas, atingindo 18 triunfos e deixando novamente Klose para trás. O alemão ganhou 17 partidas.

Com seis pontos, a Argentina lidera o Grupo J, que ainda será complementado pelo jogo entre Jordânia e Argélia, a partir da meia-noite (horário de Brasília) de segunda para terça-feira (23), na Califórnia (Estados Unidos). Ambos estão zerados. A Áustria segue com os três pontos somados na estreia.

Pela última rodada da fase de grupos, os hermanos voltam a jogar em Dallas, agora com a seleção jordaniana, às 23h de sábado (27). No mesmo dia e horário, os austríacos medem forças com os argelinos, em Kansas City.




Lionel Messi comemora com Enzo Fernandez Reuters/MARIA LYSAKER/Proibida reprodução
Insistência e recorde

Na Argentina, o técnico Lionel Scaloni promoveu somente uma mudança em relação ao time que venceu a Argélia por 3 a 0 em Kansas City, há seis dias. O lateral-direito Nahuel Molina entrou no lugar de Gonzalo Montiel.

Já do lado austríaco, foram três alterações na equipe que fez 3 a 1 na Jordânia, na Califórnia. Na defesa, Philipp Lienhart deu vaga a Kevin Danso. O também zagueiro Phillip Mwene saiu, para a entrada do meia Paul Wanner. Por fim, no ataque, o técnico Ralf Rangnick optou por Michel Michael Gregoritsch e deixou Sasa Kalajdic no banco.

Messi poderia ter feito história com oito minutos de bola rolando, após o árbitro Amin Mohamed Omar conferir no vídeo um corte do zagueiro Stefan Posch em cima do atacante Lautaro Martínez e marcar pênalti. O camisa 10 argentino, porém, demorou a decidir o canto da cobrança e chutou para fora, à esquerda da meta austríaca.

A oportunidade desperdiçada animou a Áustria, que encaixou melhor a marcação de pressão, característica das equipes dirigidas por Rangnick. Ainda assim, eram os sul-americanos que conseguiam ser mais agudos no ataque, liderados por Messi.

Aos 18, o astro foi travado pelo zagueiro David Alaba, na hora da finalização, e parou em grande defesa de Alexander Schalger. Aos 30, na sobra de um chute do volante Enzo Fernandes, defendido pelo goleiro, que ficou caído no gramado, o atacante tentou aproveitar a meta vazia, mas Alaba apareceu à frente e evitou novamente o gol.

A insistência de Messi foi recompensada aos 38 minutos. Em contra-ataque puxado desde o meio-campo, o lateral Facundo Medina recebeu na esquerda e cruzou rasteiro. O atacante Thiago Almada deixou a bola passar por entre as pernas, e o camisa 10 chegou batendo, no contrapé de Schalger. A história já estava feita em Dallas.

A segunda etapa foi menos movimentada, com as principais chances surgindo na bola parada. Aos nove minutos, o meia Marcel Sabitzer, no jogo número 100 dele pela Áustria, cobrou falta pela esquerda e obrigou o goleiro Dibu Martínez a fazer uma boa defesa, espalmando para escanteio. Aos 27, Messi bateu e o atacante Nico González cabeceou rente à trave esquerda da seleção europeia.

Nos acréscimos, o camisa 10 brilhou de novo. O atacante Julián Álvarez parou em Schalger. No rebote, o volante Leandro Paredes rolou para Messi, que escapou da marcação e chutou prensado, mas o suficiente para fechar o placar em Dallas, fazendo o quinto dele ─ e da própria Argentina ─ na Copa.

Carreta sai da pista em retorno da BR-101 entre municípios de João Pessoa e Conde


pbhoje

Uma carreta saiu da pista após sobrar na curva do retorno, no km 96 da BR-101, próximo à ladeira da Conpel, entre os municípios de João Pessoa e Conde. O incidente foi registrado no sentido João Pessoa-Recife da rodovia no sábado (20).

Imagens registradas por um motoqueiro que passava no local nesta segunda-feira (22), mostram que a cabine da carreta parrou no canteiro central e a parte da carga permaneceu na pista.

O trecho está sinalizado por cones e ainda não há previsão para retirada do veículo. Motoristas devem redobrar atenção na região.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não houve registro de feridos no incidente e o veículo aguarda retirada para liberação total do retorno.

São João de Alagoinha começa nesta segunda com três dias de festa, confira




Começa nesta segunda-feira (22) uma das festas mais tradicionais do Agreste paraibano: o São João de Alagoinha. Reconhecido regionalmente pelo slogan “Cidade do Forró”, o evento promete movimentar a economia e o turismo local com três dias de grandes apresentações, estendendo-se até o dia 24 de junho.

De acordo com o prefeito Alírio Filho, o planejamento para a edição deste ano foi pensado para garantir conforto e segurança ao público. A estrutura montada inclui um grande complexo de som e iluminação, palcos modernos e uma área inteiramente dedicada para valorizar o comércio local.

“Preparamos um esquema reforçado de segurança integrada para que moradores e turistas possam aproveitar a festa com tranquilidade”, destacou o gestor.

A grade de atrações deste ano aposta na diversidade de ritmos juninos para agradar a diferentes públicos. Moradores e visitantes poderão acompanhar shows que misturam:





Do ManchetePB

Em Campina Grande, Romeu Zema diz que prioridade é conquistar eleitores e não apoios políticos




O pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), esteve em Campina Grande neste sábado (21), para cumprir agenda com lideranças de setores econômicos da Paraíba. Durante visita à Vila do Artesão, o governador de Minas Gerais afirmou que, neste momento da pré-campanha, sua principal prioridade é dialogar diretamente com o eleitorado, independentemente de apoios políticos locais. Zema esteve acompanhado do Major Fábio, pré-candidato do Novo ao Senado Federal pela Paraíba.

Durante entrevista, o pré-candidato diz que sua trajetória política em Minas Gerais demonstra que é possível conquistar espaço junto à população sem depender inicialmente de alianças políticas tradicionais.

“Eu posso dizer, por experiência própria, que eu quero é chegar ao eleitor. Em 2018, eu saí do zero em Minas Gerais. Nunca tinha sido vereador, deputado estadual, federal nem prefeito, e fui mostrando para o mineiro que havia um candidato diferente. Todo apoio é bem-vindo, mas quero muito estar próximo do eleitor. Ele precisa saber que a política no Brasil pode ser diferente”, afirmou Zema.

A visita ocorre em meio às movimentações para as eleições presidenciais de 2026. Pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (20) aponta Romeu Zema com 2% das intenções de voto no primeiro turno. O levantamento mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 41%, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro, com 31%.

Redação com informações do G1

Engenheiro é morto a tiros na saída de festa em Lagoa Seca




Um engenheiro identificado como Rubens Fernandes, natural de Guarabira, morreu neste domingo (21), após ser baleado na saída de uma festa realizada em Lagoa Seca, no Agreste da Paraíba. Um empresário apontado como autor dos disparos foi preso em flagrante.

Segundo as investigações iniciais, Rubens e o suspeito, Cristian da Mafisa, empresário de Santa Luzia ligado a uma loja de material de construção, teriam se desentendido durante o evento. Testemunhas relataram que a discussão teria sido motivada por ciúmes envolvendo uma médica identificada como Larissa Maria Leal, que teria tido um relacionamento anterior com a vítima e estaria namorando o suspeito à época do crime.

Ainda de acordo com a apuração, após a briga dentro da festa, Cristian teria se retirado do local, aguardado no estacionamento e efetuado os disparos contra Rubens quando o evento já estava encerrando. A polícia investiga ainda se a médica teria indicado o carro da vítima ao suspeito, o que a coloca como possível investigada por participação no homicídio.

Rubens foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado ao Núcleo de Polícia Científica de Campina Grande para exames periciais. A morte causou forte comoção em Guarabira, onde a vítima era bastante conhecida.

Cristian da Mafisa foi preso e conduzido à Cidade da Polícia, em Campina Grande, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue investigando o caso para apurar a dinâmica do crime, a motivação da briga, a possível participação de terceiros e se houve premeditação.




Portal Paraíba.com.br

O peso de Alhandra nas eleições de 2026




Às vésperas da disputa eleitoral de 2026, o município de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, ganha destaque no cenário político estadual. Embora não seja uma das maiores cidades do estado, sua relevância se deve ao desempenho do atual prefeito Marcelo Rodrigues, que obteve 67% de aprovação nas urnas e consolidou sua liderança local.

Mesmo fora da corrida eleitoral, Marcelo Rodrigues se posiciona como um dos principais cabos eleitorais da região. Seu apoio é considerado estratégico por candidatos ao governo, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa, que enxergam em Alhandra um reduto capaz de influenciar votos e fortalecer palanques.

Em entrevista conduzida por Henrique Lima e João Gabriel, o prefeito discutiu os desafios da gestão municipal, incluindo a organização dos festejos juninos e os entraves administrativos. No entanto, o ponto central da conversa foi a definição de alianças políticas para o próximo pleito.

A expectativa gira em torno de qual será o palanque escolhido por Marcelo Rodrigues. A decisão poderá impactar diretamente a correlação de forças no Litoral Sul e, por consequência, no estado. A live realizada no estúdio Use Work, em João Pessoa, promete revelar os nomes que contarão com o apoio do prefeito, indicando quem serão seus candidatos a governador, senador, deputado federal e estadual.

Com a proximidade das eleições, o posicionamento de lideranças locais como Marcelo Rodrigues reforça a importância das cidades médias e pequenas na construção de estratégias eleitorais. O peso de Alhandra, em 2026, mostra que o tabuleiro político paraibano vai muito além das capitais e grandes centros.

Foto/Vídeo: Matheus Rolim 
Apresentação: Henrique Lima e João Gabriel 
Estúdio: Use Work | João Pessoa

Alhandra participa de oficina estadual que prepara municípios para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar




Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à garantia do direito à alimentação adequada, a Secretaria de Assistência Social de Alhandra participou, nesta segunda-feira (15), da Oficina de Fortalecimento do SISAN: Adesão e Permanência dos Municípios Paraibanos, realizada na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), em João Pessoa.

A capacitação foi promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CONSEA-PB) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CAISAN-PB), reunindo gestores e técnicos de diversos municípios paraibanos.

Representando Alhandra, participaram o secretário municipal de Assistência Social, Ulisses Félix, e a diretora de Assistência Social, Madalena Dias. A oficina teve como foco orientar os municípios sobre os critérios e procedimentos necessários para adesão e permanência no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), instrumento que integra ações voltadas ao combate à fome e à promoção da segurança alimentar.

Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre a estrutura do SISAN, os requisitos legais para adesão, além da elaboração e monitoramento do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN), considerado uma ferramenta fundamental para o planejamento e execução das ações na área.

Segundo a equipe da Assistência Social, a participação na oficina reforça o compromisso da gestão municipal com a ampliação de políticas públicas que promovam inclusão social, qualidade de vida e segurança alimentar para as famílias alhandrenses.

Secom Alhandra

Matheus Cunha entra para a história e se torna o segundo paraibano a marcar gols em Copas do Mundo




Matheus Cunha marcou duas vezes na vitória do Brasil sobre o Haiti e se juntou a Júnior, autor de gol da Seleção na Copa de 1982.

PorLeonardo Barbosa

A vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre o Haiti, na noite desta sexta-feira (19), entrou para a história do futebol paraibano. Autor de dois gols da partida, o atacante Matheus Cunha se tornou o segundo jogador nascido na Paraíba a balançar as redes em uma Copa do Mundo.

Natural de João Pessoa, o atacante foi um dos destaques do Brasil ao marcar duas vezes no confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial de 2026.



O primeiro gol saiu após Matheus Cunha aproveitar o rebote do goleiro haitiano em uma finalização de Vini Jr. Já o segundo veio em um rápido contra-ataque da equipe brasileira, concluído com um chute de esquerda que ampliou a vantagem da Seleção.

Com os gols, o paraibano passou a integrar uma pequena lista. Antes dele, apenas Júnior, um dos maiores laterais da história do futebol brasileiro, havia marcado em Copas do Mundo entre os atletas nascidos na Paraíba.

Conhecido como “Capacete”, Júnior fez parte da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, disputada na Espanha. Naquela edição, ele marcou um dos gols da vitória por 3 a 1 sobre a Argentina, em uma das partidas mais lembradas daquela geração.

Quatro décadas depois, Matheus Cunha recoloca a Paraíba na lista dos estados que tiveram representantes balançando as redes em uma Copa do Mundo, reforçando seu protagonismo na Seleção Brasileira e escrevendo seu nome na história do futebol paraibano.