Publicações desta semana/em alta

Posts selecionados/procurados

Mais Populares do Cotidiano

Notícias selecionadas/Paraiba

As Noticias mais recentes

Caaporã quebra recorde nacional com pamonha gigante de 1,3 tonelada


Redação com pbpe

A cidade de Caaporã, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, entrou para a história nesta quinta-feira (25) ao conquistar o título da maior pamonha do Brasil. O prato colossal, que pesou exatos 1.380 kg, foi o destaque da abertura oficial dos festejos juninos do município, marcando um feito inédito no calendário gastronômico nacional.

A certificação foi homologada pela Rank Brasil, instituição especializada em registros de recordes nacionais, após a pesagem oficial realizada às 18h. Para Luciano Cadari, representante da entidade, o desafio técnico foi imenso. “Para ser uma pamonha gigante, ela precisa representar uma pamonha normal, com a mesma aparência e os mesmos ingredientes. Exigimos que tenha a costura entre as palhas e realmente tenha aparência de pamonha”, explicou Cadari, ressaltando a dificuldade de superar um recorde que permaneceu intocado por anos.

A ideia surgiu de forma espontânea e foi executada em tempo recorde. Sonnaly Nazário, nutricionista e uma das idealizadoras do projeto, contou que o planejamento ocorreu em apenas 25 dias, a partir de 30 de maio. “Nossa agricultura familiar é muito forte, tem uma produção de milho exorbitante todos os anos, praticamente tem milho o ano inteiro. Então, veio a ideia de fazer a maior pamonha do Brasil”, relatou. Segundo ela, a falta de tempo foi o maior obstáculo, superado graças à mobilização intensa da comunidade.

A operação logística foi monumental. Mais de 500 pessoas foram mobilizadas em diversas etapas, incluindo mutirões para retirada e higienização das palhas, moagem e preparo da massa. Cerca de 30 cozinheiros atuaram diretamente na produção, utilizando tanto máquinas quanto trabalho manual para garantir a qualidade do produto final. Foram utilizadas aproximadamente 25 mil espigas de milho, todas adquiridas diretamente da agricultura familiar de Caaporã, fortalecendo a economia local.

Após a cerimônia de certificação, onde a cidade recebeu o selo oficial do recorde, a pamonha foi dividida e servida à população. A estimativa da organização é que o prato tenha rendido entre 5 mil e 6 mil fatias, quantidade suficiente para atender uma parcela significativa dos cerca de 21 mil habitantes do município, transformando o evento em uma verdadeira festa de integração e valorização da cultura nordestina.

Alhandra inicia construção do Plano de Ação do Turismo 2026–2028 e formação do Conselho Municipal de Turismo




O turismo de Alhandra vive um novo momento. Após passar a integrar o Fórum Regional de Turismo Costa das Falésias, o município iniciou, nesta sexta-feira (26), uma etapa estratégica para consolidar o setor como ferramenta de desenvolvimento econômico, geração de oportunidades e valorização das potencialidades locais.

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu a reunião “Juntos pelo Turismo: Planejando o Futuro de Alhandra”, que reuniu representantes do poder público, do Sebrae e de diversos segmentos da sociedade civil para discutir a composição do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e dar início à elaboração do Plano de Ação do Turismo 2026–2028.

O encontro foi conduzido pelo secretário de Cultura e Turismo, Charles André, e contou com a presença do secretário de Comunicação, Paulo Luiz, além de empreendedores, representantes de instituições e profissionais ligados aos diversos setores da economia que movimentam o turismo no município.

A criação do COMTUR representa um importante avanço para Alhandra. O conselho será um espaço permanente de diálogo, planejamento e construção coletiva das políticas públicas voltadas ao turismo, permitindo que as decisões sejam tomadas de forma participativa e alinhadas às necessidades e vocações do município.

Durante a reunião, o secretário Charles André destacou que o fortalecimento do turismo depende da união entre gestão pública, iniciativa privada e sociedade civil.

“Essa parceria entre a Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o Sebrae e a sociedade civil é fundamental para que o turismo cresça de forma organizada e sustentável. Cada um tem um papel importante nesse processo: a gestão municipal coordena as políticas públicas e os investimentos, o Sebrae oferece suporte técnico, capacitação e planejamento estratégico, enquanto a sociedade civil contribui com sua experiência, suas demandas e o conhecimento das potencialidades de cada segmento”, pontuou.

Além da formação do Conselho Municipal de Turismo, os participantes iniciaram a construção do Plano de Ação do Turismo 2026–2028, documento que estabelecerá diretrizes, prioridades e estratégias para fortalecer o setor nos próximos anos.

Secom Alhandra

“Cag*ndo para Bolsonaro”: quem é o autor do ataque citado por Michelle




No vídeo publicado nesta quarta-feira (24), em que detona o enteado Flávio Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro citou passagem em que é atacada por um influenciador e blogueiro aliado. Em vídeo publicado nas redes sociais no final do ano passado, ele afirmou textualmente que Michelle “está cagando” para Jair Bolsonaro.

O sujeio alegou que a ex-primeira-dama estaria agindo como se o ex-presidente “já estivesse morto”, realizando viagens políticas pelo país sem o aval e a concordância dos filhos do ex-mandatário.
A Resposta

Michelle Bolsonaro, então, citou a frase em seu vídeo publicado na tarde desta quarta-feira (24), e respondeu:

“O que aconteceu depois foi um dos dias mais mais difíceis da nossa vida. A medicação que o meu galego estava tomando deu reações inesperadas. Ele ficou fora de si e acabou mexendo na tornozeleira. E isso resultou na transferência dele para a Polícia Federal. Meu marido foi arrancado de casa. Um dia que nós nunca esqueceremos”, disse.

A seguir, ela completa: “e logo depois desse dia, pessoas que se diziam fiéis ao meu marido, que se gabavam e lucravam, por se dizerem, bolsonaristas, se apressaram em me atacar, em me humilhar, em dizer que eu estaria, desculpe a palavra, cagando para o meu marido. Alguns desses influenciadores estavam nos Estados Unidos e de lá induziam pessoas ao erro e comandavam os ataques gratuitos covardes contra mim”, exclamou.
O Racha com Flávio Bolsonaro

O tal blogueiro citado por ela é Allan dos Santos. Em seu último e mais contundente pronunciamento em vídeo, Michelle conectou as ofensas do blogueiro a uma ala específica da família Bolsonaro, mirando diretamente no enteado, o senador Flávio Bolsonaro.

No desabafo, a ex-primeira-dama afirmou que os ataques que vem sofrendo são coordenados por um grupo de influenciadores que vive no exterior, sugerindo um alinhamento desse grupo com o senador.

Michelle classificou a postura de Flávio Bolsonaro como uma “punhalada”. Ela relatou ter sido humilhada e tratada “como idiota” em conversas telefônicas ao tentar opinar sobre os rumos do Partido Liberal.
O Pivô Cearense

A origem do desentendimento central reside nas articulações para as eleições municipais no Ceará. Michelle criticou publicamente os palanques e alianças costurados pelo PL no estado, o que contrariou os interesses estratégicos de Flávio e de caciques do partido.
Impacto Familiar e Isolamento

Ao final, a ex-primeira-dama buscou blindar sua posição ao reafirmar que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem total ciência do conflito e “está sabendo de tudo”, validando suas decisões políticas contra a ala liderada pelos próprios filhos. A crise joga luz sobre a disputa pelo espólio político e pelo controle do PL.

Governo da Paraíba encerra expediente mais cedo para jogo do Brasil na segunda-feira pela Copa do Mundo




A decisão beneficia servidores das administrações municipal e estadual, mas não altera o funcionamento de atividades essenciais, como hospitais, unidades de saúde, forças de segurança e outros serviços indispensáveis à população.

PorEmmanuela Leite

A classificação da seleção brasileira para a próxima fase da Copa do Mundo 2026 após vencer a Escócia, na última quarta-feira (24), garantiu folga extra para milhares de servidores públicos da Paraíba.

O governador Lucas Ribeiro (PP), através do secretário de Estado da Administração, André Freitas da Silva Félix, confirmou, por meio de Portaria obtida pelo ClickPB, nesta quinta-feira (25), o encerramento do expediente às 12h da próxima segunda-feira (29). A medida considera a realização do jogo da Seleção Brasileira, marcado para as 14h do mesmo dia.



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), publica nesta quinta-feira (26) a Portaria nº 463/2026, que estabelece horário especial de funcionamento nas repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo em razão do jogo da Seleção Brasileira de Futebol pela Copa do Mundo da FIFA 2026.

A determinação abrange os órgãos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual. Permanecem resguardados os serviços considerados essenciais, que deverão funcionar normalmente para garantir o atendimento à população.

A alteração é válida exclusivamente para o dia 29 de junho de 2026, com o retorno dos horários regulares de funcionamento nas repartições estaduais a partir do dia seguinte.

PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

A mesma medida foi anunciada horas antes pela Prefeitura de João Pessoa. Como obtido pelo ClickPB, o expediente municipal do serviço público também encerrará às 14h na próxima segunda.

A decisão beneficia servidores das administrações municipal e estadual, mas não altera o funcionamento de atividades essenciais, como hospitais, unidades de saúde, forças de segurança e outros serviços indispensáveis à população.

Marcelo Rodrigues critica ausência de emendas de Branco Mendes para Alhandra e destaca parceria com Felipe Leitão




Durante entrevista, prefeito afirmou que município não recebe investimentos do parlamentar que se apresenta como representante da cidade na Assembleia Legislativa




Em entrevista concedida ao NinjaCast nesta segunda-feira (22), conduzido pelos comunicadores Henrique Lima e João Gabriel, o prefeito Marcelo Rodrigues (MDB) criticou a ausência de destinação de emendas parlamentares do deputado estadual Branco Mendes, do Republicanos, para o município de Alhandra.




Durante a conversa, Marcelo afirmou que considera injusta a falta de investimentos do parlamentar na cidade, apesar de Branco Mendes se apresentar como um dos representantes de Alhandra na Assembleia Legislativa da Paraíba. "É uma covardia", declarou o prefeito ao comentar a ausência de recursos destinados pelo deputado ao município.




Segundo Marcelo Rodrigues, Alhandra tem avançado graças ao trabalho conjunto da gestão municipal e ao apoio de parlamentares comprometidos com o desenvolvimento da cidade. Como exemplo, ele citou o deputado estadual Felipe Leitão, que, de acordo com o gestor, tem contribuído de forma efetiva para a realização de investimentos importantes no município.




Entre as ações mencionadas pelo prefeito está a implantação da Cozinha Comunitária de Alhandra, equipamento recentemente inaugurado e que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social. Marcelo destacou que o apoio político recebido de Felipe Leitão tem sido acompanhado pela destinação de recursos e investimentos concretos para a população, o que, segundo ele, justifica a parceria construída entre o deputado e o grupo político governista de Alhandra.




Reconhecimento a quem investe na cidade




Durante a entrevista, o prefeito ressaltou que a população tem capacidade de avaliar quais representantes realmente contribuem para o desenvolvimento do município. O prefeito disse que apoia quem ajuda Alhandra. Ressaltou ainda que Felipe Leitão tem demonstrado compromisso com a cidade através de ações e investimentos que estão chegando para a população.




O gestor também reforçou que continuará buscando parcerias institucionais e políticas que garantam novos investimentos para áreas como infraestrutura, assistência social, saúde, educação e desenvolvimento econômico.




Desenvolvimento em pauta




A participação de Marcelo Rodrigues no NinjaCast abordou diversos temas relacionados à gestão municipal, projetos em andamento e investimentos estruturantes que vêm consolidando Alhandra como uma das cidades que mais crescem no Litoral Sul da Paraíba.




Segundo o prefeito, o compromisso da administração municipal permanece voltado para ampliar obras, serviços e oportunidades para a população, sempre priorizando parcerias que gerem resultados concretos para o município.

Incêndio atinge barraca na área de ambulantes do São João de Campina Grande; perícia investiga causa




Não houve vítimas e após controle do incêndio, foram constatados somente danos pontuais.

PorGabriella LoiolaUm incêndio foi registrado, na manhã desta quinta-feira (25), em barraca na área de ambulantes do Parque do Povo, em Campina Grande. Não houve vítimas e foram constatados somente danos pontuais.

O incidente foi registrado pelas câmeras e vigilância patrimonial. O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local e controlou as chamas.

De acordo com a empresa Arte Produções, responsável pelo evento, o Corpo de Bombeiros investiga se o início do fogo pode ter sido provocado por pane elétrico ou algum equipamento que tenha superaquecido.

No local, são utilizados materiais antichamas para não permitir propagação de fogo, o que, de forma eficiente, funcionou.

Conforme observou o ClickPB, a perícia está em andamento para identificar oficialmente a causa do incêndio.

“Maior do mundo”: Matheus Cunha destaca São João de Campina Grande após novo gol na Copa






Autor do terceiro gol na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, o atacante paraibano Matheus Cunha aproveitou a entrevista após a partida para homenagear o São João de Campina Grande.

Questionado sobre como um paraibano comemoraria a vitória da Seleção no Dia de São João, o jogador destacou a música nordestina e a festa realizada em Campina Grande.

“Vou indicar toda a playlist de Dominguinhos, do meu amigo João Gomes. Acho que está todo mundo em Campina Grande, o maior São João do Mundo. Desculpa a todos os outros, mas sou paraibano, tenho que puxar a sardinha para o meu lado”, afirmou.


Venezuela decreta emergência após terremotos




País foi atingido por dois fortes tremores e 20 réplicas

O território da Venezuela foi sacudido por dois terremotos de forte magnitude, de 7,2 e 7,5 na escala Richter, entre o fim da tarde e a noite desta quarta-feira (24), seguidos de 20 réplicas. Em comunicado divulgado pela Telesur, emissora estatal da Venezuela, a presidente, Delcy Rodruguez, anunciou que decretou estado de emergência para lidar com as consequências do desastre e pediu união à população para salvar vidas.

As regiões mais afetadas no país foram Trujillo, Yaracuy, Carabobo, Aragua, Miranda, Caracas e La Guarda, segundo a Telesur. A presidente venezuela pediu ampla mobilização dos profissionais de saúde e também anunciou a suspensão de aulas nos próximos dias desta semana.

Segundo o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos, os tremores foram registrados com 39 segundos de diferença. O órgão chegou a emitir um alerta de tsunami para Porto Rico e as Ilhas Virgens, mas suspendeu os avisos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou inicialmente que o principal tremor tinha magnitude de 7,1 graus na escala Richter, mas atualizou a intensidade para 7,5.
Tremores no Brasil

Brasileiros da Região Norte do país relataram ter percebido os terremotos. A Defesa Civil do Estado do Amazonas informou que um tremor de terra foi sentido por moradores de Manaus, Barcelos e Iranduba, mas sem causar vítimas.

O prefeito Igor Normando, de Belém, disse nas redes sociais que a cidade também tremeu e prédios foram evacuados por precaução nos bairros de Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira. O prefeito pediu calma e atenção às orientações do poder público.

Segundo a Telesur, o epicentro do terremoto principal foi a 23 quilômetros de Yumare. A emissora estatal venezuelana informou que esses tremores estão entre os mais fortes que atingiram o país em mais de um século.

O último sismo de magnitude semelhante foi em 2018, de magnitude 7,3, afetando pelo menos dez países da região, incluindo o Brasil, a Guiana e diversas ilhas do Caribe.

*Com informações de Reuters e Telesur.