Lula vai recorrer à OMC contra novas tarifas impostas por Trump


paraiba.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (10), que o Brasil recorrerá à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A decisão é uma resposta direta ao anúncio feito pelo ex-presidente americano, Donald Trump.

De acordo com o governo, a tarifa de 50% carece de justificativa técnica, uma vez que a balança comercial entre os dois países apresenta um déficit para o Brasil. Essa medida, viola o princípio da concorrência igualitária entre nações. Como prova dessa alegação, o governo cita a carta publicada por Trump, que apresenta um claro viés político em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em março deste ano, o país já havia apresentado um documento contestando tarifas impostas sobre aço e alumínio. Embora a OMC tenha sido criticada por sua ineficiência em lidar com tarifas impostas por Trump no passado, o governo brasileiro vê o recurso como um passo necessário antes de eventuais medidas de retaliação.

O governo brasileiro reitera que todas as suas tarifas de importação estão em conformidade com os parâmetros da OMC, refutando as queixas americanas sobre tarifas aplicadas ao etanol. Lula já havia declarado, em março, a intenção de retaliar os EUA caso as negociações diplomáticas não obtivessem resultados positivos. A estratégia atual indica que o diálogo foi esgotado e que o Brasil busca agora uma solução por meio da OMC.

Redação

O Redação PB é o portal que conecta você às notícias mais relevantes da Paraíba, do Brasil e do mundo — com agilidade, credibilidade e um time que leva a informação a sério. Uma das vozes por trás dessa missão é o Radialista e Locutor Publicitário Valdemir Zillan, que leva ao público não só a notícia, mas emoção e autenticidade em cada palavra. Para acompanhar de perto os bastidores do portal e o trabalho de Zillan, siga-nos nas redes sociais: no Instagram, acompanhe os comentários e interações no Twitter, e veja conteúdos especiais no Facebook.

0 Comments:

Postar um comentário