Após detonação, 'chuva' de rochas de obra da transposição danifica 45 casas e deixa famílias desalojadas em Uiraúna

23 junho


As rochas foram lançadas para além da área prevista. MDRI determinou abertura imediata de um processo administrativo para apuração do ocorrido.

PorGabriella Loiola

Uma ocorrência foi registrada durante escavação em rocha nas obras do Ramal do Apodi, na segunda-feira (22), em Uiraúna, no Sertão da Paraíba. De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) 45 imóveis sofreram avaria após serem atingidos por fragmentos de rocha durante detonação programada.

Os fragmentos foram lançados para além da área prevista, atingindo imóveis localizados nas proximidades da obra do ramal.



Conforme observou o ClickPB, todos os imóveis estavam desocupados no momento da detonação e não houve registro de feridos.

Segundo o MDRI, a detonação seguia protocolo de segurança, com evacuação prévia das áreas próximas à frente de serviço.

Após ocorrência, acomodações foram providenciadas para os moradores que não puderam retornar às residências e mobilização está sendo realizada para que avarias sejam recuperadas no menor prazo possível.
Apuração

O diretor do Departamento de Projetos Estratégicos (DPE) da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), Bruno Cravo, informou que o Governo Federal está atuando para garantir atendimento às famílias e apurar rigorosamente o ocorrido.

“O Ministério reafirma seu compromisso com a continuidade das obras, com a segurança da população e, principalmente, com a entrega dos benefícios do projeto. Também determinamos a abertura imediata de um processo administrativo para apuração do ocorrido e responsabilização de qualquer desvio que, porventura, seja identificado”, afirmou.
Sobre a detonação

De acordo com o MIDR as escavações em rocha com utilização de explosivos são etapas necessárias para a implantação dos canais que compõem o Ramal do Apodi, que integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

Após a realização das verificações de segurança necessárias, as atividades da obra foram retomadas.

O MIDR informou que seguirá monitorando a situação e adotando todas as medidas cabíveis para garantir a segurança da população, a reparação dos danos e a continuidade das obras do Ramal do Apodi.

1ª NOITE: Alagoinha celebra tradição do São João com grandes shows, veja a programação

23 junho



Conhecida regionalmente pelo slogan de “Cidade do Forró”, Alagoinha abriu oficialmente as celebrações do seu tradicional São João. A primeira noite do evento, realizada nesta segunda-feira (22), transformou o Pátio de Festas Petrônio de Albuquerque em um verdadeiro mar de gente, consolidando a força da festividade que movimenta o turismo e aquece a economia local.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Alagoinha, sob a gestão do prefeito Alírio Filho, que destacou a importância de manter viva a tradição cultural do município, gerando emprego e renda para o comércio, rede hoteleira e ambulantes da região.

A noite de abertura contou com um repertório diversificado que agradou desde os amantes do forró das antigas até o público jovem com os shows de Flay, Banda Styllus e Ferro na Boneca.

Para quem quer continuar arrastando o pé, a festa está longe de acabar. O São João de Alagoinha segue com programação intensa para as próximas duas noites:



Gana segura Inglaterra e duelo de líderes do Grupo L não sai do zero

23 junho



Estrelas Negras neutralizam ataque inglês e sonham com classificação

Lincoln Chaves - Repórter da EBC

Quem esperava gols na disputa entre Inglaterra e Gana nesta terça-feira (23) se decepcionou. A partida em Boston (Estados Unidos), que opôs os líderes do Grupo L da Copa do Mundo, terminou empatada sem gols. Melhor para os ganenses, que seguraram 90 minutos de pressão e festejaram muito o ponto somado ao final do jogo.

As duas seleções acumulam quatro pontos. Os ingleses, pelo melhor saldo de gols (dois a um), ficam em primeiro, seguidos pelas Estrelas Negras (apelido da equipe africana). Ambos estão próximos da classificação, já que, além dos dois primeiros, os oito melhores terceiros colocados entre os 12 grupos passam de fase. A chave também tem Croácia e Panamá, que se enfrentam ainda nesta terça, às 20h (horário de Brasília), em Toronto (Canadá).

Na última rodada do Grupo L, os ganenses encaram os croatas, enquanto os europeus pegam os panamenhos. As duas partidas estão marcadas para 18h de sábado (27).

Na Inglaterra, o técnico Thomas Tuchel mexeu na defesa em relação à equipe que venceu a Croácia por 4 a 2 na última quarta-feira (17), em Dallas (Estados Unidos). O lateral Nico O'Reilly e o zagueiro John Stones deram lugar a Djed Spencer e Marc Guehi.

Do lado de Gana, foram quatro mudanças. No gol, Benjamin Asare, que substituiu o lesionado Lawrence Ati Zigi no triunfo sobre o Panamá, por 1 a 0, em Toronto, seis dias atrás, iniciou como titular. Impedido de entrar no Canadá por responder a acusações de estupro e agressão sexual no Reino Unido, o volante Thomas Partey pôde ser escalado e ficou na vaga de Elisha Owusu. O meia Kwasi Sibo ficou com o lugar do atacante Kamaldeen Sulemana. À frente, Inãki Williams levou a melhor na disputa com Ernest Nuamah no time comandado por Carlos Queiróz.


Caleb Yirenkyi, de Gana, em ação com Nico O'Reilly, da Inglaterra - Foto: Reuters/Pilar Olivares/Proibida reprodução

O primeiro tempo foi de pouco futebol. Retraída, a seleção ganesa praticamente não ocupou o campo ofensivo, mas se sobressaiu defensivamente. Tanto é que os ingleses controlaram a posse de bola (63%), trocaram quatro vezes mais passes, mas não acertaram uma finalização sequer em direção à meta de Asare.

Na volta do intervalo, Gana tentou se aventurar um pouco mais no ataque, avançando pelo lado direito, com o lateral Marvin Senaya e Antoine Semenyo. Aos 33 minutos, na melhor chance, o também atacante Prince Adu invadiu a área e foi travado pelo zagueiro Ezri Konsa na hora da finalização, na frente do goleiro Jordan Pickford. A sobra ficou com o próprio Adu, que finalizou para o gol vazio, mas a bola atingiu Semenyo, que, sem querer, acabou "salvando" os ingleses.

Apesar do maior controle das ações, a Inglaterra demorou a conseguir realmente assustar a meta das Estrelas Negras. A primeira grande oportunidade veio somente aos 40 minutos, em chute cruzado pela direita do atacante Bukayo Saka, que Asare salvou com a ponta dos dedos.

No lance seguinte, O'Reilly, na pequena área, acertou o travessão após cruzamento pela direita. No rebote, o atacante Harry Kane, na única vez que conseguiu finalizar a gol, pegou mal na bola e mandou por cima. Os ingleses exerceram uma última pressão nos acréscimos, mas sem furar o bloqueio de Gana.

Caaporã em Debate: Educação ou Pamonha?

23 junho




Em Caaporã, uma contratação recente da Prefeitura está gerando grande discussão entre moradores e eleitores. O tema não é apenas a pamonha — é a prioridade na aplicação dos recursos públicos.

De um lado, o prefeito solicitou um suplemento financeiro de R$ 450 mil para garantir o pagamento dos alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do outro, foi publicada oficialmente a contratação de R$ 19.900 para acompanhamento e possível homologação do recorde da maior pamonha do Brasil.

A questão que ecoa nas ruas é clara:  Se foi necessário reforçar o orçamento para a educação, como se justifica a destinação de recursos para um evento festivo?  Qual deve vir primeiro: educação ou eventos culturais?

Moradores e eleitores estão sendo chamados a refletir sobre a ordem das prioridades da gestão municipal. Afinal, a educação é um investimento de longo prazo, enquanto eventos, por mais festivos que sejam, têm impacto imediato, mas passageiro.


Essa discussão não é apenas sobre valores, mas sobre o futuro da cidade. O que deve pesar mais na balança: formação dos jovens e adultos ou promoção turística e cultural?


Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais

23 junho



Presidente assinou nesta terça decreto do "celular seguro"

Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula assinou, nesta terça (23), um decreto que transformou o Projeto “Celular Seguro” em política pública permanente. A legislação criou o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), uma plataforma para reunir informações de aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o País.


“A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do governo federal, dos governos estaduais e também muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente”, disse o presidente no anúncio em São Paulo.

O presidente defendeu a medida para reduzir a violência no País.


“A gente quer punir quem rouba, a gente quer punir quem vende, a gente quer punir o crime organizado. Mas é importante que você tenha mais cuidado ao utilizar o celular porque é um patrimônio seu”.
Contra a cadeia criminosa

O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Veloso, explicou que a iniciativa representa uma mudança na estratégia de combate aos crimes patrimoniais relacionados a dispositivos móveis. “Essa é uma nova etapa de um programa que vai combater efetivamente o roubo, furto e toda a cadeia criminosa que envolve os celulares”, disse.

A plataforma deve reunir dados do Programa Celular Seguro, boletins de ocorrência registrados pelas Polícias Civis, operadoras de telefonia, sistemas nacionais de segurança pública, Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) da Anatel e ABR Telecom. Inicialmente já há informações com mais de 3,3 milhões de aparelhos aptos à recuperação.

“A plataforma é um cadastro negativo, é o Serasa dos celulares roubados”, disse o secretário. Uma das inovações do programa é o chamado “Modo Recuperação”. A ideia é que o IMEI (número de registro do aparelho) permaneça ativo e passe a ser monitorado nacionalmente. O governo explica que, quando uma nova linha telefônica for habilitada no dispositivo, o sistema identificará a utilização do aparelho e iniciará o fluxo de recuperação.

O governo poderá identificar aparelhos com registro de roubo ou furto em utilização e encaminhar notificações aos usuários para devolução voluntária e regularização da situação junto às autoridades policiais.
Ferramenta de consulta

Uma novidade é a criação de uma ferramenta pública de consulta. Isso porque, antes de adquirir um celular de terceiros, qualquer pessoa vai poder verificar, no aplicativo ou portal do Celular Seguro, se o aparelho possui algum registro de restrição.

A consulta será feita a partir do número IMEI e retornará apenas duas possibilidades: "Sem Restrição" ou "Com Restrição". A ideia é que a recuperação dos aparelhos seja realizada pelas Polícias Civis dos estados. A tecnologia que inspira a nova fase já foi adotada no Piauí, Amazonas, Bahia e Ceará.

Ele explicou que o trabalho é fazer a integração nacional das informações. O secretário acrescentou que há, em média, 1 milhão de celulares roubados por ano no Brasil registrados via boletim de ocorrência. Inclusive, o próprio governo considera que pode haver subnotificação.

“O celular hoje traz identidade e aplicativos bancários, por exemplo. Ninguém vive mais sem celular (...) A gente percebeu que existe um mercado que muita gente lucra milhões com o comércio ilegal de celular roubado, com a fraude digital e com outros crimes”, afirmou.
Consciência

A aposta do governo também é recuperar telefones roubados com o consumidor final. Com um banco de informações, as pessoas que compram celulares, de forma informal, poderão verificar se trata de um aparelho que não foi roubado ou perdido. O Banco Nacional de celulares com restrição terão informações de todas as unidades da federação.

“Quando uma pessoa devolver um celular com restrição, estará desestimulando o crime e salvando a vida de alguém que não vai ser mais assassinado num assalto, que não vai ter mais um bem subtraído”, disse o secretário nacional de segurança pública.

Messi se isola na artilharia das Copas e Argentina vai ao mata-mata

22 junho



Atacante chega a 18 gols em Mundiais e é decisivo contra a Áustria

Lincoln Chaves - Repórter da EBC

Em 22 de junho de 1986, nas quartas de final da Copa do Mundo, Diego Armando Maradona garantiu a vitória da Argentina sobre a Inglaterra, por 2 a 1, com dois gols épicos. Um deles, de mão, entrou para a história como a "mão de Deus", diante das arquibancadas do Estádio Azteca, na Cidade do México.

Exatamente 40 anos depois, outro camisa 10 argentino entrou para a história do futebol: nesta segunda-feira (22), Lionel Andrés Messi se isolou como o maior artilheiro dos Mundiais masculinos ao balançar as redes duas vezes no triunfo sobre a Áustria, por 2 a 0, em Dallas, nos Estados Unidos.

A partida foi o segundo confronto dos argentinos na primeira fase, pelo Grupo J, e garantiu a classificação para o mata-mata.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp


Lionel Messi comemora gol com Enzo Fernandez, Facundo Medina e Thiago Almada Reuters/MARIA LYSAKER/Proibida reprodução
Recorde pode aumentar

O craque de 38 anos iniciou o jogo empatado com o ex-atacante alemão Miroslav Klose, com 16 gols. Com os dois que marcou, chegou a 18, assumindo também a artilharia da Copa deste ano, com quatro gols.

E o recorde ainda pode aumentar, já que a Seleção Argentina tem, ao menos, outros dois compromissos no Mundial: a terceira rodada da fase de grupos e os 16 avos de final, a primeira do mata-mata.

Messi atingiu outras marcas relevantes: são seis jogos seguidos de Copa fazendo gols ─ ele também havia balançado as redes nas quatro últimas partidas da edição de 2022, no Catar, em que a Argentina foi campeã.

O argentino se iguala aos ex-atacante Just Fontaine, francês que brilhou no Mundial de 1958, e ao brasileiro Jairzinho, que marcou em todas as partidas da campanha do tri, em 1970.

Além disso, o craque se isolou como o jogador com mais vitórias em Copas, atingindo 18 triunfos e deixando novamente Klose para trás. O alemão ganhou 17 partidas.

Com seis pontos, a Argentina lidera o Grupo J, que ainda será complementado pelo jogo entre Jordânia e Argélia, a partir da meia-noite (horário de Brasília) de segunda para terça-feira (23), na Califórnia (Estados Unidos). Ambos estão zerados. A Áustria segue com os três pontos somados na estreia.

Pela última rodada da fase de grupos, os hermanos voltam a jogar em Dallas, agora com a seleção jordaniana, às 23h de sábado (27). No mesmo dia e horário, os austríacos medem forças com os argelinos, em Kansas City.




Lionel Messi comemora com Enzo Fernandez Reuters/MARIA LYSAKER/Proibida reprodução
Insistência e recorde

Na Argentina, o técnico Lionel Scaloni promoveu somente uma mudança em relação ao time que venceu a Argélia por 3 a 0 em Kansas City, há seis dias. O lateral-direito Nahuel Molina entrou no lugar de Gonzalo Montiel.

Já do lado austríaco, foram três alterações na equipe que fez 3 a 1 na Jordânia, na Califórnia. Na defesa, Philipp Lienhart deu vaga a Kevin Danso. O também zagueiro Phillip Mwene saiu, para a entrada do meia Paul Wanner. Por fim, no ataque, o técnico Ralf Rangnick optou por Michel Michael Gregoritsch e deixou Sasa Kalajdic no banco.

Messi poderia ter feito história com oito minutos de bola rolando, após o árbitro Amin Mohamed Omar conferir no vídeo um corte do zagueiro Stefan Posch em cima do atacante Lautaro Martínez e marcar pênalti. O camisa 10 argentino, porém, demorou a decidir o canto da cobrança e chutou para fora, à esquerda da meta austríaca.

A oportunidade desperdiçada animou a Áustria, que encaixou melhor a marcação de pressão, característica das equipes dirigidas por Rangnick. Ainda assim, eram os sul-americanos que conseguiam ser mais agudos no ataque, liderados por Messi.

Aos 18, o astro foi travado pelo zagueiro David Alaba, na hora da finalização, e parou em grande defesa de Alexander Schalger. Aos 30, na sobra de um chute do volante Enzo Fernandes, defendido pelo goleiro, que ficou caído no gramado, o atacante tentou aproveitar a meta vazia, mas Alaba apareceu à frente e evitou novamente o gol.

A insistência de Messi foi recompensada aos 38 minutos. Em contra-ataque puxado desde o meio-campo, o lateral Facundo Medina recebeu na esquerda e cruzou rasteiro. O atacante Thiago Almada deixou a bola passar por entre as pernas, e o camisa 10 chegou batendo, no contrapé de Schalger. A história já estava feita em Dallas.

A segunda etapa foi menos movimentada, com as principais chances surgindo na bola parada. Aos nove minutos, o meia Marcel Sabitzer, no jogo número 100 dele pela Áustria, cobrou falta pela esquerda e obrigou o goleiro Dibu Martínez a fazer uma boa defesa, espalmando para escanteio. Aos 27, Messi bateu e o atacante Nico González cabeceou rente à trave esquerda da seleção europeia.

Nos acréscimos, o camisa 10 brilhou de novo. O atacante Julián Álvarez parou em Schalger. No rebote, o volante Leandro Paredes rolou para Messi, que escapou da marcação e chutou prensado, mas o suficiente para fechar o placar em Dallas, fazendo o quinto dele ─ e da própria Argentina ─ na Copa.

Carreta sai da pista em retorno da BR-101 entre municípios de João Pessoa e Conde

22 junho

pbhoje

Uma carreta saiu da pista após sobrar na curva do retorno, no km 96 da BR-101, próximo à ladeira da Conpel, entre os municípios de João Pessoa e Conde. O incidente foi registrado no sentido João Pessoa-Recife da rodovia no sábado (20).

Imagens registradas por um motoqueiro que passava no local nesta segunda-feira (22), mostram que a cabine da carreta parrou no canteiro central e a parte da carga permaneceu na pista.

O trecho está sinalizado por cones e ainda não há previsão para retirada do veículo. Motoristas devem redobrar atenção na região.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não houve registro de feridos no incidente e o veículo aguarda retirada para liberação total do retorno.

São João de Alagoinha começa nesta segunda com três dias de festa, confira

22 junho



Começa nesta segunda-feira (22) uma das festas mais tradicionais do Agreste paraibano: o São João de Alagoinha. Reconhecido regionalmente pelo slogan “Cidade do Forró”, o evento promete movimentar a economia e o turismo local com três dias de grandes apresentações, estendendo-se até o dia 24 de junho.

De acordo com o prefeito Alírio Filho, o planejamento para a edição deste ano foi pensado para garantir conforto e segurança ao público. A estrutura montada inclui um grande complexo de som e iluminação, palcos modernos e uma área inteiramente dedicada para valorizar o comércio local.

“Preparamos um esquema reforçado de segurança integrada para que moradores e turistas possam aproveitar a festa com tranquilidade”, destacou o gestor.

A grade de atrações deste ano aposta na diversidade de ritmos juninos para agradar a diferentes públicos. Moradores e visitantes poderão acompanhar shows que misturam:





Do ManchetePB

Em Campina Grande, Romeu Zema diz que prioridade é conquistar eleitores e não apoios políticos

22 junho



O pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), esteve em Campina Grande neste sábado (21), para cumprir agenda com lideranças de setores econômicos da Paraíba. Durante visita à Vila do Artesão, o governador de Minas Gerais afirmou que, neste momento da pré-campanha, sua principal prioridade é dialogar diretamente com o eleitorado, independentemente de apoios políticos locais. Zema esteve acompanhado do Major Fábio, pré-candidato do Novo ao Senado Federal pela Paraíba.

Durante entrevista, o pré-candidato diz que sua trajetória política em Minas Gerais demonstra que é possível conquistar espaço junto à população sem depender inicialmente de alianças políticas tradicionais.

“Eu posso dizer, por experiência própria, que eu quero é chegar ao eleitor. Em 2018, eu saí do zero em Minas Gerais. Nunca tinha sido vereador, deputado estadual, federal nem prefeito, e fui mostrando para o mineiro que havia um candidato diferente. Todo apoio é bem-vindo, mas quero muito estar próximo do eleitor. Ele precisa saber que a política no Brasil pode ser diferente”, afirmou Zema.

A visita ocorre em meio às movimentações para as eleições presidenciais de 2026. Pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (20) aponta Romeu Zema com 2% das intenções de voto no primeiro turno. O levantamento mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 41%, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro, com 31%.

Redação com informações do G1

Engenheiro é morto a tiros na saída de festa em Lagoa Seca

22 junho



Um engenheiro identificado como Rubens Fernandes, natural de Guarabira, morreu neste domingo (21), após ser baleado na saída de uma festa realizada em Lagoa Seca, no Agreste da Paraíba. Um empresário apontado como autor dos disparos foi preso em flagrante.

Segundo as investigações iniciais, Rubens e o suspeito, Cristian da Mafisa, empresário de Santa Luzia ligado a uma loja de material de construção, teriam se desentendido durante o evento. Testemunhas relataram que a discussão teria sido motivada por ciúmes envolvendo uma médica identificada como Larissa Maria Leal, que teria tido um relacionamento anterior com a vítima e estaria namorando o suspeito à época do crime.

Ainda de acordo com a apuração, após a briga dentro da festa, Cristian teria se retirado do local, aguardado no estacionamento e efetuado os disparos contra Rubens quando o evento já estava encerrando. A polícia investiga ainda se a médica teria indicado o carro da vítima ao suspeito, o que a coloca como possível investigada por participação no homicídio.

Rubens foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado ao Núcleo de Polícia Científica de Campina Grande para exames periciais. A morte causou forte comoção em Guarabira, onde a vítima era bastante conhecida.

Cristian da Mafisa foi preso e conduzido à Cidade da Polícia, em Campina Grande, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue investigando o caso para apurar a dinâmica do crime, a motivação da briga, a possível participação de terceiros e se houve premeditação.




Portal Paraíba.com.br

O peso de Alhandra nas eleições de 2026

21 junho



Às vésperas da disputa eleitoral de 2026, o município de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, ganha destaque no cenário político estadual. Embora não seja uma das maiores cidades do estado, sua relevância se deve ao desempenho do atual prefeito Marcelo Rodrigues, que obteve 67% de aprovação nas urnas e consolidou sua liderança local.

Mesmo fora da corrida eleitoral, Marcelo Rodrigues se posiciona como um dos principais cabos eleitorais da região. Seu apoio é considerado estratégico por candidatos ao governo, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa, que enxergam em Alhandra um reduto capaz de influenciar votos e fortalecer palanques.

Em entrevista conduzida por Henrique Lima e João Gabriel, o prefeito discutiu os desafios da gestão municipal, incluindo a organização dos festejos juninos e os entraves administrativos. No entanto, o ponto central da conversa foi a definição de alianças políticas para o próximo pleito.

A expectativa gira em torno de qual será o palanque escolhido por Marcelo Rodrigues. A decisão poderá impactar diretamente a correlação de forças no Litoral Sul e, por consequência, no estado. A live realizada no estúdio Use Work, em João Pessoa, promete revelar os nomes que contarão com o apoio do prefeito, indicando quem serão seus candidatos a governador, senador, deputado federal e estadual.

Com a proximidade das eleições, o posicionamento de lideranças locais como Marcelo Rodrigues reforça a importância das cidades médias e pequenas na construção de estratégias eleitorais. O peso de Alhandra, em 2026, mostra que o tabuleiro político paraibano vai muito além das capitais e grandes centros.

Foto/Vídeo: Matheus Rolim 
Apresentação: Henrique Lima e João Gabriel 
Estúdio: Use Work | João Pessoa

Alhandra participa de oficina estadual que prepara municípios para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar

21 junho



Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à garantia do direito à alimentação adequada, a Secretaria de Assistência Social de Alhandra participou, nesta segunda-feira (15), da Oficina de Fortalecimento do SISAN: Adesão e Permanência dos Municípios Paraibanos, realizada na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), em João Pessoa.

A capacitação foi promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CONSEA-PB) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (CAISAN-PB), reunindo gestores e técnicos de diversos municípios paraibanos.

Representando Alhandra, participaram o secretário municipal de Assistência Social, Ulisses Félix, e a diretora de Assistência Social, Madalena Dias. A oficina teve como foco orientar os municípios sobre os critérios e procedimentos necessários para adesão e permanência no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), instrumento que integra ações voltadas ao combate à fome e à promoção da segurança alimentar.

Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre a estrutura do SISAN, os requisitos legais para adesão, além da elaboração e monitoramento do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN), considerado uma ferramenta fundamental para o planejamento e execução das ações na área.

Segundo a equipe da Assistência Social, a participação na oficina reforça o compromisso da gestão municipal com a ampliação de políticas públicas que promovam inclusão social, qualidade de vida e segurança alimentar para as famílias alhandrenses.

Secom Alhandra

Matheus Cunha entra para a história e se torna o segundo paraibano a marcar gols em Copas do Mundo

20 junho



Matheus Cunha marcou duas vezes na vitória do Brasil sobre o Haiti e se juntou a Júnior, autor de gol da Seleção na Copa de 1982.

PorLeonardo Barbosa

A vitória da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre o Haiti, na noite desta sexta-feira (19), entrou para a história do futebol paraibano. Autor de dois gols da partida, o atacante Matheus Cunha se tornou o segundo jogador nascido na Paraíba a balançar as redes em uma Copa do Mundo.

Natural de João Pessoa, o atacante foi um dos destaques do Brasil ao marcar duas vezes no confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial de 2026.



O primeiro gol saiu após Matheus Cunha aproveitar o rebote do goleiro haitiano em uma finalização de Vini Jr. Já o segundo veio em um rápido contra-ataque da equipe brasileira, concluído com um chute de esquerda que ampliou a vantagem da Seleção.

Com os gols, o paraibano passou a integrar uma pequena lista. Antes dele, apenas Júnior, um dos maiores laterais da história do futebol brasileiro, havia marcado em Copas do Mundo entre os atletas nascidos na Paraíba.

Conhecido como “Capacete”, Júnior fez parte da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, disputada na Espanha. Naquela edição, ele marcou um dos gols da vitória por 3 a 1 sobre a Argentina, em uma das partidas mais lembradas daquela geração.

Quatro décadas depois, Matheus Cunha recoloca a Paraíba na lista dos estados que tiveram representantes balançando as redes em uma Copa do Mundo, reforçando seu protagonismo na Seleção Brasileira e escrevendo seu nome na história do futebol paraibano.

Alerta Extremo com “misantropia” causa pânico e investigação no Brasil Defesa Civil confirma invasão hacker e aciona Polícia Federal para apurar falha em sistema nacional de emergências

20 junho



Na madrugada de 20 de junho de 2026, milhões de brasileiros foram surpreendidos por um Alerta Extremo em seus celulares. O aviso, que deveria ser usado apenas em situações de risco iminente à vida, continha apenas a palavra “misantropia”, sem qualquer instrução de segurança.

O episódio gerou confusão, medo e até memes nas redes sociais. A Defesa Civil Nacional confirmou que o sistema foi alvo de uma invasão remota e acionou a Polícia Federal para investigar um possível ataque hacker. O serviço foi retirado do ar às 1h30 da madrugada e só será restabelecido após garantias de segurança.
Repercussão imediata

Defesas Civis estaduais negaram autoria da mensagem e reforçaram que não havia risco real.


A Anatel, responsável pela tecnologia de transmissão, também participa da apuração.


Especialistas alertam que a credibilidade do sistema pode ter sido gravemente abalada.
Significado da palavra

“Misantropia” vem do grego misos (ódio) + anthropos (homem) e significa aversão à humanidade. O termo não tem relação com protocolos de emergência, reforçando a hipótese de ataque cibernético.
Riscos e implicações

Credibilidade abalada: a população pode ignorar futuros avisos legítimos.


Segurança digital: falhas em sistemas críticos expõem vulnerabilidades graves.


Impacto humano: em situações reais de desastre, a desconfiança pode custar vidas.

Quer que eu desenvolva mais sobre os detalhes da investigação da Polícia Federal ou sobre como funciona o sistema de alertas da Defesa Civil?

Lula assina decreto que prevê bloqueio de recursos de bets ilegais

19 junho



Valores serão transferidos para fundo de combate ao crime organizado

Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (19), decreto que prevê o bloqueio imediato de recursos financeiros de bets ilegais – empresas de apostas de quota fixa que funcionam irregularmente no mercado. Após o congelamento pelos bancos e o fim de um processo legal, o dinheiro será transferido para o Fundo Nacional de Segurança Pública, para ser utilizado no combate ao crime organizado no país.

O Decreto nº 13.033/2026 foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério da Fazenda, a medida foi possível com a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Lei Antifacção. Um dos mecanismos previstos é o “perdimento de bens”.

Segundo o ministro da Fazenda, Dario Durigan, desde 2025, a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o bloqueio de quase 50 mil sites de apostas ilegais, de responsabilidade de cerca de 350 operadores, também bloqueados.

“Esses 350 operadores utilizaram 37 instituições financeiras, em geral, fintechs e instituições de pagamento com baixa supervisão”, disse Durigan em entrevista coletiva à imprensa, explicando que há notificação sobre essas instituições em diversos órgão competentes.


“O que a Lei Antifacção nos permitiu? [..] Um novo documento, que vai ser apurado pela SPA, vai ser enviado diretamente aos bancos e às instituições financeiras com ciência do Banco Central. Uma vez que a instituição financeira receber essa nova notificação, a obrigação legal passa a valer, e a instituição financeira tem que bloquear todas as contas que ela tiver identificado por onde passou recurso dessas bets ilegais. É um bloqueio administrativo imediato”, explicou.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Passo a passo

Como autoridade reguladora e supervisora das bets, a SPA, ao identificar um operador não autorizado, formalizará a irregularidade por meio de um auto de constatação, que registra e fundamenta a exploração ilegal.

Emitido o auto, a secretaria notifica as instituições financeiras e de pagamentos para que bloqueiem, em até 24 horas, os valores existentes em contas relacionadas à empresa irregular e interrompam novas transações. As instituições devem reportar o cumprimento da medida em até 48 horas.

O Banco Central também será comunicado simultaneamente para supervisionar a execução. Uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentará os procedimentos operacionais de bloqueio das contas e dos valores.

Já a instauração e a condução dos processos administrativos caberão à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que notificará a parte envolvida para apresentar defesa. Durante o processo, podem ser realizadas diligências e requisições de documentos e informações a instituições financeiras e entidades públicas.

Caberá ainda à Senasp adotar as medidas necessárias à instrução do processo, inclusive a produção de provas para o esclarecimento dos fatos, observados o contraditório e a ampla defesa.

Após a decisão administrativa final que declara o cabimento do perdimento de bens, o Ministério da Justiça e Segurança Pública remeterá os autos à Advocacia-Geral da União (AGU) com os elementos necessários ao ajuizamento da ação judicial. Após a abertura da ação, os valores bloqueados serão convertidos, então, em depósito judicial para que permaneçam à disposição do resultado da ação.
Responsabilidade solidária

Nesta quinta-feira (18), o Ministério da Fazenda também publicou a Portaria nº 1.766/2026, que regulamenta a responsabilidade tributária solidária das instituições financeiras que derem movimentação a recursos de bets ilegais.


“A gente estende essa responsabilidade solidária, evidentemente com o intuito de desincentivar que instituições financeiras deem guarida a essas bets ilegais, dado que hoje o mercado está muito bem regulado pela SPA. Então, a bet que não tem autorização, ela é claramente ilegal, não deve ter essa guarida das instituições financeiras”, disse Durigan.

“Caso a instituição financeira dê curso [às movimentações], a Receita Federal vai notificar junto com a SPA, já atribuindo responsabilidade solidária e fazendo a devida cobrança das obrigações tributárias [quer seriam das casas de apostas]”, explicou.

37 anos de serviço: supermercado de JP faz surpresa em despedida de funcionário

19 junho



O Supermercado Manaíra, em João Pessoa, fez uma surpresa especial para celebrar a história de um dos colaboradores mais antigos da empresa. A homenagem aconteceu durante a despedida a Sebastião Bastos, funcionário da empresa por 37 anos, que se aposentou.

Em um vídeo da despedida compartilhado nas redes sociais, Sebastião recebe homenagens dos colegas de trabalho e da direção do supermercado, que decidiu dar seu nome ao setor de depósito de bebidas do estabelecimento.

No supermercado, uma placa foi afixada com a seguinte mensagem: “Aqui se construiu uma história de dedicação, respeito e compromisso que jamais será esquecida”.

Na publicação nas redes sociais, o supermercado escreveu: “Ao longo dessa trajetória, Seu Bastos fez muito mais do que exercer sua profissão. Com seu trabalho, respeito e dedicação diária, ajudou a construir a história da nossa empresa e deixou sua marca no coração de colegas, clientes e amigos.”

“Seu legado permanecerá vivo em nossa história. É uma honra ter contado com sua dedicação durante todos esses anos”, agradeceu a direção do estabelecimento.

MaisPB

Jaques Wagner diz que recebeu telefonema de Lula após operação e acredita que não deixa liderança do governo

19 junho



O Senador Jaques Wagner foi alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero. As investigações apontam que ele teria recebido um apartamento em Salvador e R$ 3,5 milhões em troca de atuação política no Congresso.

PorGabriella Loiola

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, afirmou que recebeu um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero. O petista deu entrevista à BandNews, nesta quinta-feira (18), e negou relação com Daniel Vorcaro ou atuar em favor do Banco Master.

De acordo com Jaques Wagner, Lula prestou solidariedade e disse que estavam tentando desestabilizar o senador.



“O presidente Lula ligou para se solidarizar comigo, dizer que mantém absoluta confiança, a gente se conhece há 48 anos. Portanto, ele sabe como é o meu modo de agir. Ele só ligou para dizer: “Fique firme, essa é uma tentativa de desestabilizar você, mas conte com a minha confiança”, disse o senador.

O parlamentar ainda acrescentou que vai manter a pré-candidatura à reeleição ao Senado e acredita que Lula não irá retirá-lo da liderança do governo.

Apesar das declarações de Jaques Wagner, já há um movimento, dentro do PT e do governo, pela saída do senador da Bahia do cargo de liderança. Essa posição foi levantada nos bastidores do Planalto e defendida, publicamente, pelo deputado federal Rogerio Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara.

As investigações da Polícia Federal apontam que o senador teria recebido um apartamento em Salvador e R$ 3,5 milhões em troca de atuação política no Congresso.

Em relação ao dólares apreendidos pela PF, Jaques informou que o dinheiro tem origem declarada e estava armazenado em envelopes com o timbre do Senado.

“Eu, várias vezes, viajei pro exterior, mandei até levantar. E, de 2019 pra cá ,eu recebi de diárias, aproximadamente US$ 70 mil dólares, e outras vezes que eu fui viajar eu comprei via Banco do Brasil, onde eu tenho conta, dólares ou euro, para fazer a viagem. Então, eu não tenho nenhuma coisa para esconder”, afirmou Jaques. “Então, do ponto de vista do dinheiro, estou absolutamente tranquilo. Nunca recebi dinheiro de ninguém, muito menos do Master ou do Augusto Lima. Então, eu estou absolutamente à vontade”, acrescentou.

*Com informações g1

Festa em homenagem ao Mestre Flósculo celebra legado da Jurema Sagrada em Alhandra

19 junho



O Templo 12 Reinados da Jurema Santa e Sagrada realiza, no próximo sábado (20), a partir das 16h, uma festa em homenagem ao Mestre Flósculo Guimarães, uma das figuras mais importantes da tradição da Jurema Sagrada em Alhandra, município reconhecido como berço mundial dessa manifestação religiosa.

A celebração acontecerá na sede do templo, localizada na Rua Claudionor Falsar, nº 217, no Centro de Alhandra, e reunirá praticantes, pesquisadores, lideranças religiosas e admiradores da cultura juremeira para reverenciar a memória e o legado do mestre.

Filho de Maria do Acais, uma das principais referências históricas da Jurema Sagrada, Flósculo Escolástico Guimarães foi responsável por dar continuidade às tradições religiosas da família após a morte da mãe, em 1937. Agricultor, líder comunitário e juremeiro respeitado, ele teve papel fundamental na preservação dos saberes e práticas da Fazenda do Acais, tornando-se uma das personalidades mais marcantes da história da Jurema paraibana.

De acordo com Pai Beto de Xangô, presidente da Federação Cultural Paraibana de Umbanda, Candomblé e Jurema (FCPUMCANJU), a iniciativa marca um momento inédito.

“Essa é a primeira festa que se arremete a essa energia. É também uma forma de homenagear a tradição festiva da família do Acais e, principalmente, o Mestre Flósculo, filho legítimo de Maria do Acais, que foi o responsável por perpetuar as tradições e práticas religiosas herdadas pela família em sua época”, afirma.

Um dos momentos mais aguardados da programação será a inauguração do primeiro busto em homenagem ao Mestre Flósculo e de seu altar no Templo dos 12 Reinados.

“Existe uma importância também para essa celebração no que se refere à religião, pois esse vai ser um ato simbólico e memorável, onde a Jurema Sagrada abre seus portais encantados para receber esse mestre. Por isso, na ocasião será inaugurado o primeiro busto da imagem do Mestre Flósculo e seu altar no Templo dos 12 Reinados, em Alhandra”, destaca Pai Beto.
Quem foi Mestre Flósculo

Mestre Flósculo Guimarães é lembrado como uma liderança respeitada em Alhandra e protagonista de um dos períodos mais prósperos da Fazenda do Acais. Conhecido pelo espírito festivo e pela forte influência comunitária, manteve viva a tradição dos mestres juremeiros por meio de celebrações religiosas e populares, especialmente durante os festejos juninos.

Entre suas contribuições estão a realização de casamentos coletivos na Capela de São João Batista, construída por sua mãe, e a preservação dos rituais ligados à Jurema Sagrada. Flósculo faleceu em janeiro de 1959 e foi sepultado, conforme seu desejo, atrás da capela do Acais, onde seu túmulo é marcado por uma escultura em formato de tronco de jurema, símbolo de sua fé e de sua trajetória.
Serviço

Festa em Homenagem ao Mestre Flósculo
Data: 20 de junho (sábado)
Horário: a partir das 16h
Local: Templo 12 Reinados da Jurema Santa e Sagrada
Endereço: Rua Claudionor Falsar, 217, Centro, Alhandra (PB)

Mais informações: @pai_beto e @templo12reinados

Educação e cultura dão o tom da festa no V Junho Multicultural de Alhandra com aprovação da população

19 junho



O colorido das quadrilhas, o aroma das comidas típicas e a animação do público deram o tom da primeira noite do V Junho Multicultural de Alhandra. Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, o evento reuniu estudantes, educadores, famílias e visitantes em uma grande celebração das tradições nordestinas, transformando o centro da cidade em um verdadeiro palco da cultura popular.

A programação desta quarta-feira (17) contou com apresentações das escolas da rede municipal e o Festival Gastronômico Escolar, que levou ao público pratos típicos preparados pelas unidades de ensino. As atividades atraíram moradores de diversas localidades do município e reforçaram o papel da cultura como instrumento de integração entre comunidade e educação.

O secretário municipal de Educação, Fernando Lima, destacou a participação das escolas e o apoio da gestão municipal para a realização do evento. “São 22 escolas participando deste momento tão importante, mostrando à população o trabalho desenvolvido ao longo do ano e valorizando nossas tradições. Quero agradecer a cada escola envolvida e à gestão municipal, que sempre apoia a educação e incentiva ações que contribuem para o crescimento de Alhandra”, afirmou.

Moradora de Cupissura, Edvania Lopes levou o filho para acompanhar a programação e elogiou a iniciativa. “Vim trazer meu filho para prestigiar essa homenagem tão bonita. Estamos acompanhando as apresentações, as danças e aproveitando tudo que a festa oferece. Alhandra está de parabéns pelo São João”, comentou.

O prefeito Marcelo Rodrigues ressaltou a importância da valorização cultural e também destacou avanços na área da educação. “É uma satisfação ver a população reunida celebrando nossas tradições. Aproveito para parabenizar toda a equipe da Educação e destacar mais uma conquista para o município: a implantação do incentivo financeiro destinado aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Seguiremos trabalhando com dedicação para construir um futuro cada vez melhor para nossa cidade”, disse.

A vice-prefeita Zilda do Varejão reforçou o convite para que a população participe da programação desta quinta-feira (18). “O Junho Multicultural é um momento de valorização da nossa cultura, da gastronomia local e da participação das comunidades. A programação continua e convido toda a população para prestigiar mais uma noite especial de celebração das nossas tradições”, destacou.

Nesta quinta-feira (18), a festa continua a partir das 18h, com terço, apresentações culturais dos grupos da Melhor Idade, Garoto Cidadão, comunidades locais, Arataguis e Juventude. Encerrando a noite, o tradicional Trio Pé de Serra promete colocar o público para dançar e manter vivo o autêntico clima junino que vem marcando mais uma edição do Junho Multicultural de Alhandra.

Secom Alhandra

Prefeito Major Sidnei garante recursos com Hugo Motta para investir em saúde e infraestrutura.

18 junho

Redação com  Willams Santos 

O prefeito de Sapé, Major Sidnei, cumpre agenda institucional na capital federal em busca de recursos para fortalecer áreas estratégicas do município. Durante a visita, nesta terça-feira (16), o gestor se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta, e garantiu investimentos voltados para infraestrutura urbana e para fortalecimento da rede municipal de saúde.

Na área da saúde, os recursos contemplarão a atenção básica, média e alta complexidade, assegurando melhorias no atendimento à população. 

Parte dos investimentos será direcionada ao Hospital Regional Sá Andrade, contribuindo para a modernização dos serviços e para a ampliação da capacidade de atendimento da unidade.

Além disso, os recursos também serão utilizados para a aquisição de medicamentos, incluindo remédios de uso contínuo e controlados, garantindo mais segurança e assistência aos pacientes que dependem da rede pública de saúde.
“Estamos em Brasília trabalhando e buscando parcerias que tragam resultados concretos para a população de Sapé. 

Tivemos uma reunião muito produtiva com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, e saímos com a garantia de recursos importantes para obras de infraestrutura e para fortalecer a saúde do nosso município. 

Esses investimentos vão melhorar o atendimento no Hospital Regional Sá Andrade, ampliar a oferta de medicamentos e levar mais qualidade de vida para a nossa gente”, afirmou Major Sidnei.

Idosa de 69 anos morre após ser atropelada por motocicleta na Avenida Epitácio Pessoa

18 junho

Gerlane Neto


João Pessoa - Uma idosa de 69 anos morreu após ser atropelada por uma motocicleta na noite desta quarta-feira (17), na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, nas proximidades de uma unidade do Assaí Atacadista.

De acordo com informações preliminares, a vítima tentava atravessar a avenida quando foi atingida pela moto. O impacto foi forte e mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foram acionadas para prestar socorro.

Apesar dos esforços da equipe médica, a mulher não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado ainda no local do acidente.

"Não se meta nas eleições no Brasil", diz Lula a Trump

17 junho




"A única coisa que eu quero é respeito pelo Brasil", afirmou

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não interfira nas eleições brasileiras e respeite o país.


“Por mim, ele pode continuar gostando do Bolsonaro – do pai, do filho, do neto. Não tenho nenhum problema. É um problema dele. Afinal de contas, gosto não se discute. Agora, não se meta nas eleições no Brasil.”

“As eleições no Brasil são um problema do Brasil, como as eleições americanas são problema deles e não são um problema meu. A única coisa que eu quero é respeito pelo Brasil, assim como eu tenho pelos Estados Unidos”, completou.

Em entrevista coletiva após o fim da Cúpula do G7, em Évian, na França, Lula disse que, se Trump conhece o Brasil pela relação que ele tem com a família Bolsonaro, ele desconhece o país.


“Ele tem o direito de ter as preferências eleitorais dele, as preferências ideológicas dele. Eu só espero que ele não fira o código de ética entre as nações que querem ser respeitadas na sua soberania. Só espero isso”, concluiu.


>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Entenda

Mais cedo, também em entrevista coletiva no evento, Trump classificou o Brasil como um país “um pouco perigoso politicamente” e citou a condenação de Eduardo Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Prenderam ele ou querem prendê-lo. Estão tramando algo para a sua prisão. Eles jogam bem pesado. Mas ninguém joga mais pesado que os Estados Unidos”, disse.

O ex-deputado federal foi condenado a quatro anos e dois meses anos de prisão, em regime semiaberto, pelo crime de coação no curso do processo.

Ele foi considerado culpado de atuar em Washington a favor do tarifaço dos Estados Unidos contra as exportações brasileiras, para intimidar a Suprema Corte e tentar evitar a condenação do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, pela tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Harry Kane sobra em campo e Inglaterra bate Croácia por 4 a 2 na Copa

17 junho



Camisa 7 marca 2 vezes e divide artilharia do país com Gary Lineker

Agência Brasil

A Inglaterra levou a melhor sobre a Croácia, com vitória pora 4 a 2 no primeiro clássico europeu da Copa do Mundo, disputado no AT&T Stadium, na cidade de Dallas(Estados Unidos). Os Três Leões - apelido da seleção britânica - mostraram determinação em campo para buscar o segundo título mundial, após jejum de 60 anos. No jogo de abertura do Grupo L do Mundial, o atacante Hary Kane balançou a redes duas vezes para os britânicos e tornou-se o maior artilheiro do país, ao lado de Gary Lineker, com 10 gols. Bellinghan e Rashford completaram o placar dos Três Leões, enquanto Baturina e Musa descontaram para os croatas, os Xadrezistas (apelido em alusão ao uniforme).


A Croácia começou pressionando a saída de bola dos ingleses, mas durou muito pouco. Os Três Leões apostaram em contra-ataques velozes pela direita. E logo aos 8 minutos, após cobrança de escanteio, Modric se adiantou para cortar a bola, mas acabou atingindo Madueke, filho de nigerianos nascido na Inglaterra. Após revisão do VAR, o árbitro anotou pênalti a favor dos ingleses. O camisa 9 Harry Kane cobrou duas vezes: na primeira delas, o goleiro Livakovic defendeu, mas o VAR identificou que o goleiro croata não manteve um dos pés na linha, como manda a regra. O árbitro mandou repetir, e Kane abriu placar com um chute forte, à direita de Livakovic, que caiu para o outro lado. Musa e

O gol motivou ainda mais os ingleses, que enfileiram contra-ataques perigosos. Num deles, aos 20 minutos, Kane deu passe para Bellingham arrancar com a bola até a área, mas o goleiro Livcokovic se adiantou e defendeu.

Aos 35 minutos, a Croácia roubou a bola próximo à intermediária e iniciou a jogada do empate. Após levantamento na área, Sucic rolou para Baturina deixar tudo igual em Dallas: 1 a 1. Mas nem deu tempo de comemorar: seis minutos depois, os Três Leões voltaram a liderar o placar com gol de bola parada. Em jogada ensaiada, Rice cobrou escanteio na medida para Kane cabecear, ao subir sozinho vindo de trás.

E quem já aguardava o intervalo do jogo, ainda viu a Croácia arrancar novo empate último minuto do jogo, após Pasalic lançar na grande área para Perisic, que escorou para Musa marcar um golaço.


No segundo tempo, logo o primeiro minuto, os ingleses voltaram a liderar o placar. A jogada começou com Elliot Anderson, que lançou para na direita para Bellinghan. O atacante arrancou, invadiu a área e chutou cruzado para o fundo da rede, apliando para 3 a 1 a vantagem dos britânicos. A partir daí, pressão total no campo da Croácia. Aos 3 minutos, após escanteio, o lateral O’Reilly cabeceia livre para o gol, mas a bola vai para fora. Seis minutos depois, O’Reilly de novo tenta fazer marcar de cabeça, mas Livakovic evita, mas dá rebote e faz outra defesa incrível.

A Inglaterra sufoca a Croácia e faz Livakoviv brilhar novamente aos 11 minutos, ao pegar um chute de Harry Kane dentro da área.

Após a parada para a hidratação, os croatas esboçaram uma reação. Aos 30 minutos, Marco Pasalic desferiu um foguete para o fundo do gol, mas o goleiro Pickford espalmou para longe. No minuto seguinte, foi a vez de Matanovic mandar um bola perigosa, e novamente o goleiro britânico fez bela defesa.

A noite era mesmo dos Três Leões. Aos 39 minutos, os ingleses selaram a vitória por 4 a 2, com linda jogada iniciada pelo atacante Saka do lado direito. Ele se livra da marcação e rola para Rashford, que invadiu a área e chutou certeiro no canto esquerdo do gol croata.

Operação contra furto de energia prende cinco pessoas no Sertão da Paraíba

17 junho

pbhoje

Uma operação da Polícia Civil e da Energisa realizada nesta terça-feira (16) prendeu cinco pessoas suspeitas de furto de energia elétrica no município de São Bento, no Sertão da Paraíba.

Entre eles estão empresários dos setores têxtil e imobiliário. Além disso, também foram identificadas irregularidades em imóveis durante a ação.

A distribuidora informou que utiliza tecnologias de monitoramento e inteligência operacional para identificar fraudes e aumentar a eficácia das operações.

Somente neste ano, já foram registradas 51 prisões por furto de energia em diferentes regiões da Paraíba.

Diretoria de Educação e Cultura realiza reunião sobre diretrizes da SENASP

17 junho



Na manhã desta segunda-feira, o Diretor de Educação e Cultura recebeu, em seu gabinete, o Coronel PMPE Wolney Pereira, consultor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para uma reunião de trabalho que contou com a participação de oficiais chefes das unidades de apoio da DEC.

O encontro teve como objetivo discutir as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e alinhar ações relacionadas ao Termo de Cooperação entre a Polícia Militar da Paraíba e a SENASP, voltado à implementação do Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força.

Durante a reunião, também foram abordados temas referentes à capacitação profissional, atualização doutrinária e adequação institucional às normativas federais vigentes.

A iniciativa reforça o compromisso da Polícia Militar da Paraíba com o aperfeiçoamento contínuo de seus processos educacionais, a qualificação profissional de seu efetivo e a observância das diretrizes nacionais de segurança pública.

Educação, doutrina e capacitação a serviço de uma segurança pública cada vez mais eficiente.

Justiça limita horário para festejos juninos em cinco municípios do Curimataú da Paraíba

17 junho



O Poder Judiciário apontou que a falta de um limite de horário pode acarretar em elevação dos índices de violência urbana, prática de crimes e ocorrência de acidente de trânsito nos municípios.

PorGabriella Loiola

A Justiça determinou que cinco municípios do Curimataú da Paraíba adotem medidas para disciplinar os horários de encerramento dos eventos festivos juninos. A decisão atende pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB), através do Promotor de Justiça de Cuité, Bruno Figueiredo Cachoeira Dantas.

Conforme observou o ClickPB, a medida estabelece que as atividades sonoras, shows e apresentações artísticas nos municípios devem ser encerradas até às 2h30 da madrugada. A dispersão completa do público deverá ocorrer até às 3h. Confira cidades:Barra de Santa Rosa
Cuité
Damião
Nova Floresta
Sossego



A decisão também proíbe o funcionamento de paredões de som, equipamentos sonoros automotivos e similares após o horário fixado para o término das apresentações.

Em caso de descumprimento, foi fixada multa de R$ 200 mil para cada infração cometida pelo município responsável, sem prejuízo da aplicação de outras sanções administrativas, civis e criminais cabíveis.
Ação do MPPB

A iniciativa teve origem em solicitação do 9º Batalhão da Polícia Militar, que alertou para o aumento da violência e das ocorrências relacionadas à perturbação do sossego público durante os festejos que se estendem pela madrugada.

De acordo com o promotor Bruno Dantas, o MPPB se reuniu em maio de 2026 com representantes dos cinco municípios envolvidos, além da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Conselhos Tutelares. A reunião buscou medidas preventivas voltadas à segurança dos eventos, ao controle de ruídos e à definição de horários para encerramento das festividades.

Por não haver movimentação dos municípios, o MPPB entrou com ação judicial. No documento, são apresentados dados das forças de segurança da região que apontam crescimento significativo das ocorrências policiais durante o mês de junho nos últimos anos.

O número de registros gerais passou de 12, em 2022, para 44, em 2024, alcançando 80 ocorrências em 2025.

Na decisão, o Poder Judiciário apontou que a ausência de limitação de horário pode acarretar em elevação dos índices de violência urbana, prática de crimes, ocorrência de acidentes de trânsito decorrentes da mistura de bebida alcoólica e direção nas rodovias locais, além de potencial sobrecarga dos serviços de saúde e de policiamento ordinário.

Filho é preso suspeito de matar pai a facadas em São João do Rio do Peixe

17 junho



Testemunhas relataram que o filho do idoso foi visto com uma faca. Os policiais confirmaram o fato por imagens de câmera e prenderam o suspeito.

PorLucas Isídio

Um filho foi preso suspeito de matar o próprio pai a facadas no município de São João do Rio do Peixe, no Sertão da Paraíba. O ataque aconteceu na tarde desta terça-feira (16) e imagens de câmera de segurança ajudaram a Polícia Militar a verificar que o suspeito foi visto transportando uma faca antes e depois o crime.

A polícia foi acionada após moradores encontrarem o idoso José Braga, de 72 anos, conhecido como Dedé de Toca, caído em uma calçada. Os policiais isolaram a área, acionaram o Samu, que constatou a morte do homem que era podador de árvores.



Testemunhas relataram que o filho do idoso foi visto com uma faca. Os policiais confirmaram as informações pelas imagens de câmera de segurança, fizeram buscas e conseguiram prender o suspeito. Moradores relataram que as brigas entre pai e filho eram constantes e que o filho teria passado por internação em clínica de reabilitação em João Pessoa, recentemente.

A faca não foi encontrada pelos policiais. A perícia constatou que o idoso sofreu golpes no peito e nas costas.

O filho foi preso e encaminhado à delegacia de Polícia Civil de São João do Rio do Peixe, onde ficou detido à disposição da Justiça.

MPPB e prefeituras da Paraíba firmam parceria em projeto voltado à prevenção da violência contra a mulher

17 junho

pbhoje

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou, nessa segunda-feira (15), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, a assinatura dos termos de cooperação para a execução do projeto ‘Voltando a Refletir’, voltado à criação de grupos reflexivos para homens envolvidos em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A iniciativa contou com a presença de 57 prefeitos e representantes de prefeituras paraibanas. O projeto foi coordenado pelos Centros de Apoio Operacional das Mulheres e Criminal. Ao todo, 63 prefeituras deverão assinar os termos.

O objetivo da campanha é fortalecer a prevenção e repressão de crimes de violência doméstica e familiar contra as mulheres. A ideia é reeducar os homens autores de violência, com a finalidade despertar a reflexão nos participantes sobre machismo, violência, para que mudem de atitude em relação às companheiras, filhas e outras mulheres.

Arma registrada em nome de Bolsonaro é apreendida durante fiscalização da PM em Brasília

17 junho

pbhoje

Uma arma de fogo registrada em nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi apreendida pela Polícia Militar do Distrito Federal durante uma blitz realizada na noite de segunda-feira (15), em Taguatinga.

O armamento estava com um sargento ligado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que foi abordado durante uma fiscalização de rotina. Segundo o militar, a arma pertence a Bolsonaro e havia sido retirada temporariamente para reparo.

Em depoimento, o sargento afirmou que o armamento apresentava um problema no percussor, peça responsável pelo disparo, e que o conserto seria concluído antes da devolução ao proprietário nesta terça-feira (16).

Apesar de possuir porte funcional, o militar chamou a atenção dos policiais porque a arma estava registrada em nome de outra pessoa. Diante da situação, o armamento foi apreendido e a ocorrência encaminhada para a Polícia Civil.

O caso foi registrado na 21ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, que irá apurar as circunstâncias da posse da arma, a regularidade do transporte do armamento e a documentação apresentada pelo integrante do GSI. Até o momento, não há informação sobre qualquer irregularidade reconhecida pelas autoridades.
 
Copyright © Portal Redacao PB.