Paraíba será o estado menos impactado no Nordeste por tarifa dos EUA sobre exportações brasileiras, aponta Sudene
A Paraíba é o estado do Nordeste que menos sentirá os efeitos da tarifa de 50% sobre exportações brasileiras, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última quarta-feira (9). A informação consta em um estudo técnico divulgado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Segundo a análise, os estados do Ceará, Bahia e Maranhão serão os mais prejudicados pela medida, uma vez que concentram a maior parte dos produtos exportados da região que agora entram na nova tarifação. Já a Paraíba tem baixo volume de exportações diretamente afetadas, o que reduz sua exposição às sanções comerciais impostas.
Os setores mais impactados são agroindústria, calçados, têxteis e minerais — áreas com forte ligação comercial com o mercado norte-americano. No entanto, a base exportadora da Paraíba está voltada, em grande parte, a mercados alternativos ou a produtos não incluídos na nova taxação.
A Sudene alerta que, apesar do impacto inicial ser considerado baixo na Paraíba, o cenário pode mudar caso novas tarifas sejam adotadas pelos Estados Unidos.
0 Comments:
Postar um comentário